0
Geral

25ª Bienal do Livro de São Paulo: dicas

Texto de Mayra Guanaes

Começou ontem (03) a 25ª Bienal do Livro de São Paulo e fomos conferir. A Bienal é um grande evento com vendas de livros e programação cultural relacionada ao mercado editorial, um evento com espaço para os mais diversos tipos de publicação. Enfim, um evento grande para quem gosta de comprar livros. Entretanto, devido ao tamanho do evento sempre há aquela possibilidade de stress aos desavisados, escrevo esta resenha então, no intuito de contribuir com um passeio mais alegre e divertido.

Seguem então algumas dicas:

·    Se organize para o evento. Nos fins de semana, a Bienal fica mais cheia. Dê preferência para o passeio nos dias de semana, ou fim de semana pela manhã (logo que abrir) ou à noite. Se possível compre seu ingresso antes para evitar a fila.
No primeiro dia de evento Moraes Moreira lançou o livro Novos Baianos e fez apresentou canções do grupo.
·       A Bienal oferece transporte gratuito do metrô Tietê, o ponto fica na rua ao lado da entrada da estação, sentido centro. Além de ser uma opção mais sustentável, é a opção econômica, haja vista que o estacionamento custa 40 reais. Pense: com esse dinheiro dá pra comprar pelo menos dois livros. Aos fins de semana, tem o transporte saindo da estação Barra Funda também.
  
     Se alimente bem antes de ir, leve comida e água: a alimentação dentro do evento é feita por empresas e food trucks. Encontramos um croissant por 10 reais. Se você for fazer o passeio com sua família, a conta pode ficar um pouquinho cara. Pense: com esse valor, você pode comprar livros. Outra opção é visitar o stand das Lojas Americanas em que é possível encontrar guloseimas com um valor mais acessível.
·      Um dos problemas da Bienal deste ano é a sinalização. Neste ano não havia mapas no primeiro dia do evento (o que foi resolvido a partir do segundo dia) de modo que uma opção era baixar o app de celular com o mapa. Sugestão: se tiver livros e editoras específicas em mente, procure antes a sua localização no evento. 
Descontos da editora Cia das Letras, localizada próxima à entrada do evento
Nem todos os stands oferecem livros com desconto. Se você quer comprar livros aleatoriamente, minha sugestão é que você procure os stands com descontos e promoções porque essa é uma das coisas que o evento oferece de melhor. Encontramos descontos de 10% a 50% mas é preciso garimpar um pouco. Passei por algumas editoras com descontos interessantes: Record (bastante coisa de literatura, incluindo literatura infanto-juvenil), Submarino (Livros variados e box que costumam ser caros), Publifolha (Descontos em livros infantis, culinária e guias de viagem), Cia das Letras (lançamentos e pockets). Também há bancas como a Livraria São Marcos com preços fixos como de 10 a 20 reais com livros de todos os tipos.
Box: O segundo sexo: Preço de tabela – 130 reais. No desconto da Submarino: 75 reais.
Livro animado com descontão na PubliFolha
·       Há um serviço de guarda-volumes dentro do pavilhão, próximo ao portão de saída. O site do evento informa que o valor é 20 reais mas que pode ser alterado. 
·         
     Há uma programação cultural dividida em vários espaços. Um dos espaços é dedicado à contação de histórias, uma atividade bem interessante para levar as crianças, outro para a literatura de cordel e produções do Nordeste do Brasil. Também há um espaço dedicado a conversas sobre gastronomia e outro sobre literatura e cultura. Confira a programação completa aqui: http://www.bienaldolivrosp.com.br/Programacao/
Espaço Cordel e Repente
Considero a Bienal do Livro um passeio para toda a família, apesar disso, constatei a falta de fraldários nos banheiros. Há muitas opções para as crianças no evento, mas ainda assim, percebo pontos, como este, que poderiam ser melhorados quanto estrutura, considerando o valor do ingresso: 25 reais.

Para mais detalhes sobre o evento, acesse o site: http://www.bienaldolivrosp.com.br/

Foi ao evento? Comente sua experiência conosco!

Você poderá gostar

1 Comentário

  • Responder
    Unknown
    21 agosto, 2018 em 16:42

    Muito legal! São dicas que valem inclusive pra uma experiência mais interessante na Bienal do Rio.

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros