0
Não-ficção

Substitua consumo por autoestima- Cris Zanetti e Fê Resende

Este pequeno livro é um manual, que como especificado no subtítulo, é um guia de compras conscientes. As autoras têm como foco falar sobre compras de roupas, mas as dicas dadas podem ser aplicadas em qualquer objeto que se queira/possa comprar.

Aqui são apresentadas sessenta dicas de como comprar conscientemente ou não comprar sem necessidade. As autoras iniciam fazendo a distinção entre consumo e consumismo, explicitando como este último pode ser danoso, não só em termos financeiros, mas também sociais, então ao longo do livro serão propostas novas formas de relacionamento com as roupas e com o consumo/compra das mesmas.
O livro está organizado dividido em três partes: “Quando comprar? Quando precisar”; “O que comprar? Coisas de qualidade” e “Como comprar? Com parcimônia”. Em cada uma dessas divisões as dicas dadas são bastante úteis e fáceis de colocar em prática.  Algumas são bem previsíveis, outras trazem também indicações de filmes, livros, documentários que funcionam como um complemento da discussão que é suscitada neste manual, de modo que esta é uma boa leitura para iniciantes neste mundo de consumo consciente.
Um dos pontos fortes do livro é sua linguagem, que por ser descomplicada, cria um clima intimista durante a leitura, aproximando quem lê e também traz um pouco de interatividade, convidando a escrever em suas páginas. Além disso, algo que gostei muito é que as autoras revelam alguns truques que as lojas usam para fazerem com que as pessoas queiram comprar de imediato e também dão dicas de como preservar peças de roupas por mais tempo.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior