0
Literatura Literatura brasileira Literatura negra

Desafios literários para tornar suas leituras mais diversas em 2021

Apesar de não me dar bem com essa coisa de planejar próximos leituras a curto prazo, para o período de um mês, por exemplo, gosto da ideia de planejar leituras para o ano inteiro, por isso fiz uma lista de 21 livros que quero ler durante o ano de 2021. Você pode conferir essa lista aqui no blog.

Também gosto de desafios literários mensais e quando o desafio é pensando para o ano inteiro é melhor ainda. Pensando nisso, resolvi trazer como indicação alguns desafios literários que foram pensados para o ano de 2021 e achei interessante para tornarmos nossas leituras mais diversas e mais plurais. Acho que é bom darmos uma chance e nos abrirmos para o novo, para leituras que nos tirem de nossas zonas de conforto.

Leitura Preta

Criado por Lorrane Fortunato e Sérgio Motta, administradores do perfil Resistência Afroliterária no Twitter e Instagram, assim como do site de mesmo nome, o desafio Leitura Preta foi lançado em 2020 com o objetivo de incentivar que as pessoas lessem autores pretos durante o ano inteiro, não só em um mês por ano. Para participar, basta ler um livro da respectiva categoria do mês e o Resistência Afroliterária fará uma leitura coletiva mensalmente.  O desafio também conta com um grupo no Telegram e está usando a #LeituraPreta para reunir os posts nas redes.

Confira abaixo as categorias do desafio e prepare sua lista de leituras.

(Re)conhecendo o Brasil através da leitura – Literatura Negro-brasileira em 12 livros

Criado por Camilla Rodrigues, do perfil @camillaeseuslivros no Instagram. O desafio está em seu segundo ano e diferente do anterior conta com novas categorias. Também é um desafio para conhecer as produções negras-brasileiras. Ter esse recorte é importante por que “temos muito que (re)conhecer no nosso país, temos que trabalhar arduamente para descolonizar nossas mentes e construir uma sociedade que tenha consciência negra e seja acima de tudo antirracista, nada vai se dar sozinho, o trabalho é grande porque o estrago foi grande e ainda temos muitos resquícios do sistema de escravidão que foi instaurado no Brasil”.

Use a tag #lendoescritoresnegrosbrasileiros em seus posts e pode pesquisar nela para achar outras indicações de livros.

Leia Representatividade

Criado pelas irmãs Isabela e Pétala Souza, do @afrofuturas, o Desafio #LeiaRepresentatividade “é um ciclo anual com focos mensais sobre representatividades específicas. A proposta é ler diversas representatividades ao longo do ano, 12 no todo, sempre focando mensalmente em algumas reflexões que devem nos acompanhar por todo o ano.”

Em 2021 o desafio também contará com uma newsletter para envio de dicas, materiais auxiliares e sorteios. Se inscreva aqui.

Veja as categorias abaixo.

Achei que essas desafios podem funcionar de forma complementar, afinal, um não precisa excluir o outro. O importante é nos desafiarmos a lermos com mais consciência e objetividade.

E aí, qual desses desafios você irá participar?


Você gosta do conteúdo criado pelo Impressões de Maria aqui no blog, no YoutubeInstagram e demais redes? Gostaria de apoiar este trabalho? Você pode fazer suas compras da Amazon usando o link do blog sem pagar nada a mais por isso, ou apoiar o projeto Leituras Decoloniais no Catarse. Obrigada!

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros