0
Educação Não-ficção

“Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade”, de bell hooks

O livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade de bell hooks já foi mencionado algumas vezes aqui no blog Impressões de Maria. Em 2018 a Maria comentou que o livro foi a primeira leitura que ela fez em uma das disciplinas que cursou na UNIFESP e neste ano, o livro foi uma das leituras indicadas na lista 21 livros para 2021. E esta foi uma das minhas primeiras leituras de 2021.

Fiquei tão tocada com esta leitura que não podia deixar de escrever sobre as reflexões que a bell hooks traz porque acredito que esta seja uma leitura que todo mundo que trabalha com educação, ao menos como uma educação compromissada com a inclusão social, deve realizar.

Ensinando a transgredir teve sua primeira publicação em 1994 e foi publicado aqui no Brasil pela Martins Fontes em 2013, quando vi o ano de publicação, fiquei um pouco surpresa por nunca ter tido essa sorte da Maria de ler este livro em uma disciplina da faculdade, afinal, fiz uma licenciatura e fiquei me perguntando se algum dia minha turma chegou perto de uma discussão deste nível. Mas tudo bem, nunca é tarde para ampliarmos os horizontes, olhar umas ementas de disciplina, questionar as referências bibliográficas e até mesmo ter a humildade de sugerir uma ou outra referência que possa contribuir com o aprendizado coletivo. Então para justificar porque penso assim, quero comentar essa minha leitura maravilhosa que fez minha lista de 2021 começar melhor!

Compre aqui:

No livro Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade a escritora, professora e pesquisadora bell hooks discute o ensino a partir da premissa do multiculturalismo. Como a palavra sugere, o multiculturalismo conceitua a existência de múltiplas culturas em um mesmo território. Trazendo para a área da educação, poderíamos dizer assim: múltiplas culturas dentro de uma mesma sala de aula.

O conceito não deve ser estranho para quem trabalha com a educação porque é um dos focos das discussões pedagógicas, mas como hooks afirma no capítulo 3, “não há de longe, discussões práticas suficientes acerca de como o contexto da sala de aula pode ser transformado de modo a fazer do aprendizado uma experiência de inclusão” (HOOKS, 2013, p. 51).

É possível observar que muitas vezes, talvez, na maioria das vezes, a sala de aula não é um ambiente inclusivo e para hooks esta é uma questão central, por isso, em Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade a autora nos ajuda a pensar em possibilidades para transformar a sala de aula em um ambiente mais acolhedor para todo mundo que está dentro dela.

Ela pontua que falar de obras brancas é uma atitude política, mas que levar obras de autoria negra não é uma atitude que garante a inclusão. Para hooks é preciso não só rever a lista de obras trabalhadas na sala de aula, mas também mudar o ensino. Nos cursos de licenciatura falamos muito sobre a formação de estudantes, mas a autora nos alerta que é preciso também formar os professores que exercem este ofício, mas que muitas vezes não sabem praticar a inclusão.

A autora defende um ensino progressista que promova a inclusão e tem como uma de suas referências a obra de Paulo Freire, que reflete um jeito de ensinar que é modificado pelo desejo de promover a inclusão. Por isso hooks propõe que os professores examinem criticamente o próprio comportamento em sala de aula e tenham disposição para abordar o ensino a partir de um ponto de vista que considere e promova uma consciência de raça, gênero e classe social. Para ela, adotar o multiculturalismo é pensar: Quem fala? Quem ouve?

Parece muito simples esta questão, mas quando chegamos no capítulo 8 do livro e observamos alguns casos mencionados pela autora, é perceptível que não basta uma vontade de mudar, mas que é necessário mudar realmente. Temos como exemplo dado por hooks, estudantes que não se sentem à vontade para falar em sala de aula. Ela aprofunda a reflexão citando que os estudantes negros se sentem menos à vontade para falar do que brancos, e estudantes negras se sentem menos à vontade para falar do que os estudantes negros. Aqui notamos uma questão estrutural de raça e gênero que deve nos levar a refletir: Como fazer com que todas, todes, todos estudantes se sintam à vontade para falar dentro da sala de aula?

Esta questão me pegou muito porque, enquanto professora, me percebo como alguém que deve mediar as vozes dentro da sala de aula e promover a inclusão, entretanto, é possível, com muita facilidade, perceber que há um desnivelamento na forma como estudantes se posicionam dentro da sala de aula, e esse desnivelamento revela a desigualdade social e diferença de privilégios que existem dentro da nossa sociedade. Como lidar com isso?

Enquanto estudante e professora branca, penso que não ter uma postura racista não é o suficiente, penso que é importante ser uma aliada de quem acredita que não pode ter voz. Enquanto estudantes podemos ter uma postura mais acolhedora com quem não se sente tão à vontade para falar e enquanto professores devemos garantir que todos possam falar. É um trabalho cotidiano que não se encerra em uma única aula. A autora bell hooks sugere alguns caminhos nesse sentido, por isso considero esta leitura importante, a proposta da hooks vem da prática do ensino como transgressão às formas já estabelecidas que tanto nos limitam.

Minha intenção com esta resenha é comentar o livro e compartilhar em que lugar esta leitura mais me toca e não facilitar o pensamento da bell hooks para quem está lendo. Digo isso para elogiar também a escrita dela porque é um livro teórico muito interessante de ler, acolhedor e inclusivo. É um livro que dá para compreender sem que seja necessária uma resenha para facilitar. É uma leitura gostosa, sabe? Para ler, aprender e refletir com a bell hooks.

No capítulo 13, “Eros, erotismo e o processo pedagógico”, ela fala sobre a importância do afeto dentro da sala de aula e eu acredito muito nisso. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade me traz essa sensação, de que para incluir e transgredir, é preciso que a gente tenha mais afeto. É preciso que a gente reconheça as diferenças a fim de torná-las menores e fazer delas um potencial para a reflexão e discussão. Uma sala de aula multicultural com docentes que promovam a inclusão é um ambiente cheio de afeto, aprendizado e crescimento.

Nem sempre isso acontece, mas quando cheguei na última página de Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade percebi que eu fiquei com muita vontade de ser aluna da bell hooks. Portanto, recomendo este livro e além disso, desejo ter a oportunidade de ler outras obras desta autora.


Você gosta do conteúdo criado pelo Impressões de Maria aqui no blog, no YoutubeInstagram e demais redes? Gostaria de apoiar este trabalho? Você pode fazer suas compras da Amazon usando o link do blog sem pagar nada a mais por isso, ou apoiar o projeto Leituras Decoloniais no Catarse. Obrigada!

Você poderá gostar

1 Comentário

  • Responder
    William Alves
    10 maio, 2021 em 10:35

    Esse livro é tão importante, tão valioso nos dias atuais. Eu tenho ele na minha estante , mas é um da bell hooks que eu ainda não li. Preciso resolver isso imediatamente, principalmente pelo diálogo, ou mesmo influência de Freire em sua obra

Deixe um comentário

Livros de estudos literários negros Livros sobre mães “Salvar o fogo”, novo romance de Itamar Vieira Junior