0
Listas Literatura estrangeira Literatura negra

3 livros para conhecer a escrita de Toni Morrison

Toni Morrison ficou conhecida como a primeira mulher negra a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura em 1993. Nascida em Ohio, no norte dos Estados Unidos, a autora começou sua carreira literária um pouco tarde para os padrões do mercado editorial, aos 39 anos. Depois de cinco anos de escrita, publicou seu primeiro livro em 1970. Dessa forma, o mundo pode conhecer O olho mais azul, livro que inicialmente não foi bem recebido pela crítica, mas na medida em que a autora foi ganhando notoriedade e publicando outras obras, foi ganhando as graças do público.

São características de seus romances narrativas com vozes múltiplas, cronologia não linear, aprofundamento de temas densos, como questões sociais e raciais.

A autora nos deixou em 2019, mas ficou como legado onze romances e diversos ensaios e textos voltados para um público infantil.

A seguir, indico os três primeiros livros publicados pela autora para quem quer iniciar o contato com sua literatura.

O olho mais azul  (1970)

Narrado pelo olhar de uma criança, esse livro evidencia o desejo profundo de uma garotinha negra ter olhos azuis, porque todas as referências de beleza eram brancas. A história se passa em Ohio, na década de 1940 e para além dos fatos históricos mais concretos, a autora expõe a subjetividade e complexidade de ser uma pessoa negra em uma época pouco integrativa.

Sula  (1973)

Um livro para pensar sobre a condição da mulher negra nos Estados Unidos do século XX, por meio da apresentação da amizade entre duas mulheres: Nel Wright e Sula Peace. Duas amigas que ao longo da narrativa se tornarão inimigas por acusa de uma traição.

A canção de Solomon (1977)

Esse romance trata sobre herança familiar e ancestralidade, mas além disso, é um livro sobre retorno às raízes para saber das origens. É assim que um dos personagens principais, Milkman, empreende uma viagem ao sul dos Estados Unidos em busca de conhecer mais sobre a história de seu povo e de seu país.


Você gosta do conteúdo criado pelo Impressões de Maria aqui no blog, no YoutubeInstagram e demais redes? Gostaria de apoiar este trabalho? Você pode fazer suas compras da Amazon usando o link do blog sem pagar nada a mais por isso, ou apoiar o projeto Leituras Decoloniais no Catarse. Obrigada!

Você poderá gostar

1 Comentário

  • Responder
    Lorena Ribeiro
    18 junho, 2021 em 19:31

    Estou com O olho mais azul aqui, para ser lido. Pretendo ler ainda esse ano. Amém! rs

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros