0
Contos

Carlos Ruiz Zafón escreve sobre o amor com pinceladas góticas em “A cidade de Vapor”

Publicado no Brasil pela Companhia das Letras, e traduzido a quatro mãos por Ari Roitman e Paulina Wacht, A Cidade de Vapor contêm histórias que possuem alguns temas em comum, ainda que não diretamente: o luto, a busca pelo amor, arquitetura neoclássica (Não, você não leu errado) e paternidade. 

Vários personagens estão lutando contra a dor de ter perdido alguma pessoa querida; seja o aventureiro que reconta a história de sua amada, já morta; seja o filho que precisa aprender sobre a vida sozinho, visto que o pai o culpa pela morte da mãe, durante o parto; ou até mesmo de uma filha que, graças ao pai, virou uma especialista em se transformar em mulheres já mortas, para que seus familiares próximos pudessem usá-la para atenuar os efeitos do luto em suas vidas.

Composto por onze contos — sendo três inéditos —, um mais interessante do que o anterior, este magnífico A Cidade de Vapor leva o leitor por uma viagem que pode ter como destino às vezes o início do século 20, às vezes no século 15. Com contos que se conectam direta ou indiretamente por estilo, graças à escrita e à ambientação de Zafón, ou por possuirem um charmoso estilo gótico, ou, ainda, por seus personagens, que eventualmente voltam a aparecer nos contos em que não são protagonistas, muitas vezes portando apenas o sobrenome de um parente distante, já falecido, que protagonizou alguns dos contos ambientados quatro ou cinco séculos no passado.

Com mãos hábeis, Zafón leva o leitor pelas ruas de uma Barcelona velha, escura, por vezes fantasmagórica e neblinosa — arrisco usar “vitoriana”, mesmo sabendo que não existiu oficialmente tal período na Espanha. O autor nos leva entre em ruelas e becos sem saída, e nos apresenta uma variedade de personagens de diversas classes sociais e séculos. Em determinado momento, por exemplo, terminamos um conto situado no século 20 e quando menos percebemos, ao virar a página, estamos em Constantinopla, onde um criador de labirintos, a pedido do imperador Constantino, precisa construir o maior e mais complicado labirinto, para assim atrasar a chegada iminente dos inimigos do imperador. 

Com Zafón, o pacato camponês de um conto tem a mesma importância literária do que o morador rico de um imponente castelo, que por sua vez não é menos ou mais importante do que nada mais nada menos do que um dragão, ou de um menino pobre de 8 anos que descobre o amor ao encontrar uma adolescente rica. No conto que abre o livro, existe até mesmo um padre com ar de pugulista que parece ter caído de paraquedas diretamente de um livro pulp deveras hardboiled — dialoga indiretamente, em tema, com o protagonista de “Homens Cinzentos”, um assassino de aluguel que se prepara para um último trabalho. Todos eles têm algo a oferecer ao leitor que decidir ocupar seu tempo com o universo criado pelo autor.

A cidade de Vapor é uma pequena joia póstuma que reúne trabalhos até então publicados de formas espaçadas em diferentes lugares e décadas, formando um charmoso pequeno livro, que com menos de 190 páginas, e absurdamente onírico ao mesclar elementos do romance histórico, do thriller, do surrealismo e do gótico, tem tudo para ser uma companhia perfeita para o leitor acostumado com o melhor que a literatura espanhola tem a oferecer.


Participando do Clube Impressões: um espaço voltado para a leitura e discussão de obras ficcionais que levam a refletir sobre assuntos como raça, gênero e classe, e que promovam pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados. Clique aqui para participar.

Clube Leituras Decoloniais: um projeto coletivo negro que conta com a curadoria de quatro mulheres negras que produzem conteúdo na internet sobre literatura decolonial. Clique aqui para participar.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros