Com a chegada da Copa do Mundo, o futebol acaba ficando ainda mais em evidência em todo o mundo, e apesar de ser um fato não muito conhecido, a literatura e o futebol sempre caminham juntos.
Foto: Nathana Rebouças/Unsplash
Confira adiante 5 obras, sendo 4 delas biografias de grandes jogadores negros do futebol mundial e brasileiro.
Escrita pelo próprio Pelé em primeira pessoa e com escrita simples, essa autobiografia é peça fundamental para os amantes do futebol, principalmente aqueles fanáticos pelo esporte na década de 70.
Pelé, autobiografia
Galeano escreve com soberba paixão sobre momentos importantes de nomes como Pelé, Di Stéfano, Maradona, Zizinho, Didi, Garrincha e Domingos da Guia — entre outros.
Futebol ao sol e à sombra, de Eduardo Galeano
Biografia de Garrincha que surgiu como resultado de cerca de 500 entrevistas com 170 pessoas próximas ao atleta, que superou vários obstáculos na vida, menos o alcoolismo.
Estrela Solitária: Um brasileiro chamado Garrincha
Nascido em Moçambique e apelidado de Pantera Negra, Eusébio é considerado o melhor jogador português de todos os tempos, tendo marcado 41 gols em 64 jogos pela seleção portuguesa.
Eusébio - Pantera Negra
Leônidas da Silva, também conhecido como Diamante Negro, é considerado por muitos o maior jogador brasileiro da primeira metade do século 20. Pela seleção brasileira marcou 37 gols em 37 jogos.
Diamante Negro - Biografia de Leonidas da Silva