Passabilidade branca vem do inglês "passing" e é caracterizado pelo ato de uma pessoa negra de pele clara se passar por branca.
A prática foi bastante comum nos EUA durante as décadas de 10 a 40, mas perdeu forças com o surgimento dos Movimentos pelos direitos civis, que pregavam o orgulho da raça negra.
Confira 6 livros que abordam a passabilidade branca, sendo 3 deles publicados no Brasil, e 3 que precisam de traduções imediatamente.
História de Birdie (de pele clara) e Cole (retinta), filhas de um casal de intelectuais e ativistas durante o movimento pelos direitos Civis na década de 70 em Boston.
Publicado durante o Renascimento do Harlem. Uma jovem negra de pele clara que se muda para Nova York depois da morte dos pais na década de 1920.
James Weldon cria as memórias de um homem birracial que decide se passar por branco após presenciar um linchamento.
Clássico absoluto que conta a amizade entre a filha de pele clara de uma empregada negra com a filha branca da chefe de sua mãe.
A autora relembra sua vida enquanto uma menina com passabilidade branca em uma família de negros ricos e intelectuais nos EUA durante as leis de Jim Crow.
Clássico neo-noir de Walter Mosley, é a história de origem de Easy Rawlins, um dos detetives negros mais importantes na literatura policial.