Toni Morrison foi uma ensaísta, professora e autora norte-americana conhecida mundialmente por seus romances que abordam a vivência das pessoas negras de várias épocas e séculos.
Muitos de seus livros possuem narrativas épicas que atravessam gerações de famílias e contam com centenas de personagens.
Confira a seguir algumas curiosidades sobre ela.
Poucos sabem, mas seu nome de batismo era Chloe Ardelia Wofford. A decisão de mudar de nome ocorreu durante a faculdade, quando as pessoas não conseguiam pronunciar seu nome de forma correta.
Antes de se tornar escritora, Morrison trabalhou como editora na Randon House, e ajudou a publicar obras de nomes como a ativista Angela Davis, Toni Cade Bambara e George L. Jackson.
Toni Morrison publicou “O olho mais azul” aos 39 anos. Apesar de ter escrito o livro em 1961, a então editora só conseguiu ver seu livro publicado quase uma década depois, em 1971.
Quase duas décadas após publicar “O olho mais azul”, a autora ganhou um Pulitzer por seu romance Amada, publicado em 1987, considerado por muitos como a sua grande obra-prima.
Em 1993 Morrison foi a primeira mulher negra a vencer o Nobel de literatura. A autora foi reconhecida por sua imprescindível contribuição desde a publicação de seu primeiro romance.