Adiante separamos obras que possuem em comum o fato de explorar questões relacionadas à identidade e à luta por direitos e representatividade da população negra no Brasil.
Ominíbú: Maternidade negra em “Um defeito de cor” - Fabiana Carneiro da Silva
Análise sobre a obra "Um defeito de cor". A autora examina a maternidade negra e a história do Brasil sob a perspectiva da protagonista, que tenta localizar o filho, vendido como escravizado pelo pai.
Intelectuais negras brasileiras: Horizontes Políticos - Ana Claudia Jaquetto Pereira
Magnífica obra que apresenta perfis de diversas intelectuais negras brasileiras, com destaque para suas trajetórias e contribuições para o pensamento crítico e a luta antirracista no país.
Nações Entrecruzadas: Tessitura de Resistência na poesia de Conceição Evaristo, Paula Tavares e Conceição Lima - Assunção de Maria Dousa e Silva
O livro é uma análise comparativa e aprofundada da poesia de três autoras negras que exploram temas como identidade, resistência e empoderamento negro no Brasil, Angola e Cabo Verde.
Prosa negro-brasileira contemporânea: intelectuais negras - Mirian Cristina dos Santos
Coletânea que examina a literatura produzida por mulheres negras no Brasil. O livro aborda questões de gênero, raça e classe social e como essas questões afetam a produção literária das autoras.