Planilha África Impressa

Uma lista que vai facilitar seu contato e conhecimento sobre a literatura africana traduzida e publicada no Brasil!

Essa ferramenta será muito útil para que você identifique rapidamente autores, temas e obras de diferentes países africanos.

Por que ler literatura africana?

A África é um continente muito diverso, com 54 países e mais de 2 mil línguas. Cada país com sua própria singularidade, suas questões vindas da colonização, com lutas pela independência e tentativa de reconstrução. O continente não é um espaço homogêneo, e isso, naturalmente, está refletido na literatura produzida. 

Ler literatura africana é uma forma de romper com narrativas de grupos hegemônicos e naturalizadas pelo colonialismo, e através dela é possível conhecer a diversidade de culturas, línguas, histórias e filosofias de um continente frequentemente reduzido a estereótipos negativos. 

Cada livro de autoria e ascendência africana revela muito da riqueza literária e das formas de pensar o mundo a partir de outros pontos de vista e de perspectivas que desafiam visões eurocêntricas e nos aproxima de vozes que narram suas próprias experiências.

Ao ter contato com essas narrativas, será possível refletir sobre a formação literária de cada país do continente, pensar como escritores dialogam entre si e como muitos temas abordados na literatura africana — como pertencimento, memória, família, migração e resistência — ressoam em diferentes contextos.

O que é a Planilha África Impressa

A África Impressa é uma planilha literária abrangente, com mais de 200 títulos, que oferece acesso rápido e organizado à literatura africana de autores negros traduzida no Brasil. Com informações detalhadas sobre cada obra, como país de origem, autor, título, editora, tradutor e ano de publicação, além de links para compra e informações adicionais, a planilha é uma ferramenta indispensável para leitores, estudantes e pesquisadores.

Com uma seleção diversificada de autores consagrados e emergentes, a planilha apresenta um panorama amplo e rico da produção literária do continente e permite a identificação rápida de autores, temas e obras de diferentes países africanos, facilitando a criação de um percurso de leitura variado, tanto para o lazer quanto para fins acadêmicos.

Fruto de um trabalho minucioso de pesquisa, organização e curadoria, a planilha África Impressa oferece acesso facilitado a obras que muitas vezes não são encontradas em outras fontes. Ao contrário de listas convencionais, que tendem a destacar os mesmos autores, esta planilha apresenta diversidade de vozes, incluindo autores menos conhecidos.

A Planilha África Impressa

é para

O que você encontra na Planilha África Impressa

Bônus

Perguntas frequentes

A planilha é composta pelas listas de livros com as informações essenciais. As resenhas e análises mais aprofundadas poderão ser enviadas como bônus no vídeo complementar mensal.

Ela será entregue por um link do Google Planilhas.

Sim, principalmente pelo aplicativo Google Planilhas, mas é recomendável acessar por um computador para melhor visualização.

O acesso é vitalício, com atualizações sem custos adicionais até fevereiro de 2026. Um aviso será enviado por e-mail sempre que houver novidades.

Sim, ela é editável. Você poderá adicionar suas anotações, marcar leituras concluídas e personalizar como quiser.

Os livros podem ser comprados pelos links informados ou em livrarias de sua preferência.

Quem é 

Maria Ferreira

Falo sobre livros na internet há mais de dez anos, mas a leitura faz parte da minha vida desde sempre. Os livros me salvaram de diversas formas e trabalhar com literatura é a realização de um sonho.

Nasci em um povoado no interior da Bahia, fui criada na periferia de São Paulo e sou  fruto de projetos sociais e das bibliotecas públicas. A educação e os livros me deram uma perspectiva de futuro diferente.

Me formei em Letras pela Universidade Federal de São Paulo e junto com minha formação intelectual entrei em um processo de autodescoberta profundo.

Foi quando comecei a entender o que significava carregar os marcadores sociais de uma mulher negra, baiana e periférica. Foi quando a literatura escrita por pessoas negras me acolheu e a partir desse acolhimento descobri meu propósito: apresentar produções de pessoas não brancas com enfoque em raça e gênero, convidar à reflexão sobre diversidade e narrativas contra-hegemônicas. 

Os livros mudaram a minha vida e estou aqui para te apresentar livros que podem mudar a sua também.

Copyright © 2025 Impressões de Maria – Todos os direitos reservados.

Site Estratégico Desenvolvido por

Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.