Aprenda sobre feminismo com estes livros

O feminismo vai muito além de lutar pelos direitos das mulheres. É preciso considerar suas particularidades, desde suas condições sociais até suas condições raciais.

Confira agora uma lista de livros para aprender sobre feminismo e colocá-lo em prática em sua vida e em suas ações.

O feminismo é para  todo mundo, bell hooks

O livro é dividido em 19 capítulos que abordam temas como a definição de feminismo, a criação do movimento feminista e suas vertentes, a importância da sororidade, a discussão sobre direitos reprodutivos, pressão estética, maternagem e paternagem, e sexualidade de mulheres que não se encaixam dentro da heterossexualidade.

FEMINISMO DECOLONIAL - FRANÇOISE VERGèS

Um livro essencial para pensar o feminismo para além do contexto europeu e civilizatório porque não esse tipo de feminismo ignora as necessidades das mulheres racializadas. Partindo do entendimento do feminismo decolonial, a autora denuncia as estruturas coloniais racistas que ainda estruturam nossa sociedade.

QUEM TEM MEDO DO FEMINISMO NEGRO - DJAMILA RIBEIRO

Este é um livro que reúne artigos originalmente publicados entre 2014 e 2017. Os textos versam sobre assuntos atuais, os quais Djamila retoma para mostrar o quanto a sociedade é racista e misógina, embasada por outras pesquisadoras, em  sua maioria negras.

FEMINISMOS DISSIDENTES - HENRIQUE MARQUES SAMMYN E LINA ARAO

Um livro para quem quer questionar e refletir sobre as perspectivas interseccionais e os feminismos contra-hegemônicos, por meio de 14 artigos escritos por representantes de feminismos dissidentes.

E se você quiser participar de um clube de leitura criado por mulheres negras para discutir assuntos relacionados a gênero, raça e classe, conheça  o Clube Leituras Decoloniais no Catarse