Nascida em Londres em 1987, Michaela Ewuraba Boakye-Collinson, ficou conhecida profissionalmente como Michaela Coel.
Foto: Rich Fury/Getty Images
Ela é uma atriz, diretora, escritora e produtora que ficou conhecida em 2015 após criar e escrever a série de TV de comédia Chewing Gum, baseada Chewing Gum Dreams, sua própria peça de teatro.
Foto: Divulgação
Em Chewing Gum, Coel interpreta Tracey Gordon, uma vendedora tímida e religiosa de 24 anos que quer perder a virgindade. Após duas temporadas, Chewing Gum não teve seu contrato renovado com a Netflix.
Foto: Divulgação
Após o fim de Chewing Gum, Coel fez participações em outras produções da própria Netflix, sendo algumas delas Black Mirror, Black Earth Rising e Star Wars: O último jedi.
Foto: Divulgação
O sucesso mundial veio com a série de TV de comédia I May Destroy You, considerada a melhor série de TV de 2020 de acordo com o Metacritic. Coel interpreta Arabella, uma escritora na faixa dos 20 anos que tenta reconstruir sua vida após sofrer abuso sexual.
Foto: Divulgação
Se em Chewing Gum Coel havia usado sua experiência com a religião como inspiração, em I May Destroy You ela usa sua própria experiência como vítima de abuso sexual como inspiração.
Em uma noite que foi marcada pelo apagamento de artistas negros, Michaela Coel se tornou a primeira mulher negra a vencer a categoria de Melhor Roteiro, no 73º ano de premiação, em 19/09/2021.
Foto: Rich Fury/Getty Images
O próximo papel de destaque de Coel será em 2022 em Black Panther: Wakanda Forever, e só nos resta esperar para que ela tenha o destaque que merece.
Foto: Divulgação