Sabemos que livros no Brasil não são muito baratos, mas há formas de lê-los sem precisar recorrer a meios ilegais. Uma dessas formas é por meio do site do domínio público e aqui te indicaremos alguns títulos.
Escrito por uma mulher negra, Úrsula (publicado em 1859) foi o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher e conta a história de um cavaleiro que após um acidente é socorrido por um escravizado que o leva para ser cuidado por Úrsula, uma jovem branca.
Livro de poesias publicado em 1900, Horto continha 114 poemas em sua primeira edição, cujos temas variam de religiosidade, maternidade, morte e natureza. Repleto de misticismo e simbolismos, Horto precisa ser redescoberto pelas novas gerações.
Livro de poesias publicado em 1900, Quincas Borbas, um rico filósofo; e Quincas Borba, seu cachorro: neste romance de Machado de Assis conhecemos ambos os Quincas, bem como Rubião, que após a morte do filósofo se torna o responsável pela vida do animal.
Originalmente de 1911, Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance que satiriza o Brasil da época. O protagonista Policarpo Quaresma pretende, a todo custo, transformar o Brasil para ser monumental e invejado por todos.
Publicado 30 anos antes do fim da escravidão no Brasil, Primeiras Trovas Burlescas de Getulino é um livro de poesia cujos os temas abordados são severas críticas à escravidão no Brasil imperial, além de retratar a beleza negra.