Para os leitores um novo ano pode significar várias coisas: organizar a estante, doar livros já lidos, priorizar autores e leituras, decidir quais livros irão continuar como possíveis leituras, etc.
E que tal anotar os livros lidos em um calendário com espaço para anotações e que homenageia autores e destaca datas literárias importantes?
01
Esse é um livro de histórias curtas escritas pela autora Rai Soares e publicado pela editora Jandaíra. As narrativas evidenciam histórias de mulheres negras e ameríndias, com muita ancestralidade e memória.
A mulher que pariu um peixe e outros contos fantásticos de Severa Rosa Rai Soares
02
Afropessimismo é um movimento intelectual que entende a negritude como sinônimo de escravidão inerente. Na obra, o autor Frank B. Wilderson III usa suas memórias para explicar as bases de tal movimento.
Afropessimismo Frank B. Wilderson III
03
Após se deparar com um texto sobre Maria Carolina de Jesus, Ega escreveu um apanhado de cartas datadas entre 1962 e 1964, onde examinava a situação de mulheres trabalhadoras na França.
Cartas à uma negra Françoise Ega
04
Como única solução contra a opressão às mulheres, e temendo o futuro dos filhos, uma mãe decide abandonar a Nigéria e tentar reconstruir sua vida em Londres nos anos 60.
Cidadã de segunda classe Buchi Emecheta
05
Sucesso de crítica e público, Luxúria investiga o poder das relações de classe, gênero e raça através das emoções e aventuras de uma jovem que se encontra em uma complicada configuração familiar.
Luxúria Raven Leilani
06
Não tão branca denuncia o sexismo, o racismo e o capitalismo enquanto narra a história de uma jovem negra que se muda para Nova Iorque após descobrir que consegue se passar por branca.
Não tão branca Jessie Fauset
07
A vida de duas famílias inglesas de pensamentos políticos extremamente diferentes se cruza quando o amor surge entre dois membros destas duas famílias racialmente divididas.
Sobre a beleza Zadie Smith
08
A partir de várias entrevistas e de sua própria história, Samuel Gomes relata a dor, a luta e o sucesso de várias pessoas contra o racismo e a homofobia enquanto membros de minorias.
Guardei no armário Samuel Gomes
09
Sucesso de crítica e público, Este não é o seu lar é narrado por uma mulher negra e britânica que se depara com desafios nunca imaginados quando viaja para conhecer a família do namorado branco.
Este não é o seu lar Natasha Brown
10
Uma simbiose entre memórias, autobiografia e poesia, Carta à minha filha é o relato de uma mulher negra que buscava o protagonismo de sua própria história.
Carta à minha filha Maya Angelou
11
História de uma mãe em busca de um filho separado de si em um momento de tensão. Uma verdadeira sobre a escravidão de pessoas africanas e sobre a história do Brasil.
Um defeito de cor Ana Maria Gonçalves
12
Livro ilustrado que reúne quatro contos de jovens autoras negras, com narrativas diversas, que homenageiam mulheres negras reais.
Vozes negras Várias autoras