4 romances policiais para conhecer Chester Himes

Quando pensamos em grandes detetives da literatura é bem provável que nomes como Sam Spade, Philip Marlowe, Hercule Poirot e Miss Marple e Sherlock Holmes, correto?

Qual característica une todos estes personagens? Eles são brancos e foram criados por escritores brancos: Dashiell Hammett, Raymond Chandler, Agatha Christie e Conan Doyle, respectivamente.

Dificilmente vemos os detetives negros Coffin Ed e Grave Digger, protagonistas de uma série de livros de literatura policial hardboilled, pulp, etc. Nem seu criador, Chester Himes, também negro.

Por isso separamos 4 livros traduzidos no Brasil para conhecer Himes, que para muitos, está no mesmo patamar de Raymond Chandler e Dashiell Hammett.

A louca matança

1

Os detetives Coffin Ed e Grave Digger investigam o caso de um assalto no Harlem que resultou na queda do alto de um prédio de um pastor viciado em drogas em cima de um homem morto por esfaqueamento.

2

O Harlem é escuro

Neste romance policial acompanhamos a rotina de dois policiais negros, Coffin Ed e Grave Digger (Ed Caixão e Coveiro) que trabalham nas partes mais violentas do Harlem dos anos 50 e 60.

3

Um jeito tranquilo de matar

Coffin Ed e Grave Digger investigam o envolvimento de uma jovem no assassinato de Galen, um grego endinheirado objetificador de mulheres negras envolvido com uma gangue de mulçumanos.

4

A maldição do dinheiro

Na divisa entre os bairros ricos está a rua 96, onde começa o Harlem. É neste cenário de becos escuros, traficantes e garotas de programa que atuam os detetives Coffin Ed e Grave Digger.