Sucesso de vendas, O Pequeno Manual Antirracista pode ser um grande presente para as épocas comemorativas do Natal e Ano Novo.
Escrito pela filósofa Djamila Ribeiro, o livro é literalmente um manual para que as pessoas interessadas possam aprender a serem antirracistas. Confira algumas citações adiante.
Foto: Divulgação
“A palavra [racista] não pode ser um tabu, pois o racismo está em nós e nas pessoas que amamos – mais grave é não reconhecer e não combater a opressão.”
“Fala-se muito em empatia, em colocar-se no lugar do outro, mas empatia é uma construção intelectual, ética e política.”
Foto: Divulgação
“É impossível não ser racista tendo sido criado numa sociedade racista. É algo que está em nós e contra o que devemos lutar sempre.”
“Devemos aprender com a história do feminismo negro, que nos ensina a importância de nomear as opressões, já que não podemos combater o que não tem nome.”
Foto: Divulgação
“É fundamental trazer a perspectiva histórica e começar pela relação entre escravidão e racismo, mapeando suas consequências.”
“Não se trata de se sentir culpado por ser branco: a questão é se responsabilizar. Diferente da culpa, que leva à inércia, a responsabilidade leva à ação.”
Foto: Divulgação