No dia 15 de dezembro de 2021, bell hooks, escritora, grande nome do feminismo negro e ativista, nos deixou. Em suas obras abordava temas como capitalismo, cultura pop, feminismo, raça, arte, sexualidades e gênero.
Seu legado permanecerá para sempre. Aqui reunimos 5 citações de alguns de seus livros, para quem quiser uma direção baseada na citação que mais dialogar com ele.
“A incapacidade de ler ou escrever torna impossível para massas de pessoas aprender sobre teoria feminista escrita. A alfabetização deve ser tornar uma prioridade estratégica para as feministas”.
“A crise de feminilidade negra só pode ser abordada com o desenvolvimento de lutas de resistência que enfatizem a importância de descolonizarmos nossas mentes, desenvolvendo uma consciência crítica.”
“Desafiar a homofobia sempre será uma das dimensões do movimento feminista. Porque não há como haver sororidade sustentável entre as mulheres enquanto lésbicas forem desrespeitadas por mulheres heterossexuais e subordinadas a elas.”
"Começar por sempre pensar no amor como uma ação, em vez de um sentimento, é uma forma de fazer com que qualquer um que use a palavra dessa maneira automaticamente assuma responsabilidade e comprometimento".
"A educação como prática da liberdade é um jeito de ensinar que qualquer um pode aprender. Esse processo de aprendizado é mais fácil para aqueles professores que (...) creem que nosso trabalho não é o de simplesmente partilhar informação, mas sim o de participar do crescimento intelectual e espiritual dos nossos alunos."