Conceição Evaristo é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea. Aos 74 anos, é autora de romances, contos, poemas e obras traduzidas no exterior.
Foto: Divulgação
Olhos d'água é o seu segundo livro de contos, publicado pela editora Pallas em 2014. O livro é composto por quinze contos precedidos de um prefácio assinado por Heloisa Toller Gomes e uma introdução assinada por Jurema Werneck.
No conto que dá título ao livro, a personagem principal é uma mulher que não tem nome, recurso que faz com que o leitor possa se identificar com a história contada. Em determinada noite essa mulher acorda e se pergunta de que cor eram os olhos de sua mãe.
E assusta-se ao perceber que não lembra, o que é estranho porque todas as outras lembranças ainda estão em sua memória: as brincadeiras que faziam juntas com suas irmãs e até mesmo do choro de sua mãe quando chovia, por medo da chuva derrubar seu barraco.
Tem uma parte em que a personagem lembra que na sua infância ela e suas irmãs sentiam fome e a mãe tentava distraí-las para esquecerem da fome.
O que faz estabelecer conexões com a vida de Carolina Maria de Jesus e seu Quarto de Despejo, pelo do tanto que ela batalhou para não deixar os filhos morrerem de fome.
Os demais contos abordam questões raciais, de gênero e sociais, pois mostram a realidade de pessoas moradoras de periferias, que estão na base da sociedade.
A maioria assemelha-se em tragicidade, o que faz com os finais sejam sejam sempre surpreendentes, narrados com a sensibilidade ímpar de Conceição Evaristo, profunda e marcante.