livros de não ficção para ler em 2022

Existem vários tipos de leitores: Os apaixonados por poesias; os que adoram romances góticos; já alguns preferem YA fofinhos e reconfortantes. Existe também o grupo que adora ler não ficção.

Foi pensando nesse último grupo de leitores ávidos por informação relevante que separamos cinco livros de não ficção indispensáveis para ler em 2022.

 Ideias para adiar o fim do mundo  Ailton Krenak

1

Adaptado de palestras e entrevistas em Portugal, Ideias para adiar o fim do mundo é um livro em que Krenak discute e critica a ideia da humanidade poder existir sem estar ligada à natureza.

E eu não sou uma mulher? bell hooks

2

Nesta obra seminal bell hooks escreve sobre um possível mundo livre da opressão racial e sexual, além de abordar questões sobre negritude, principalmente através da mulher negra.

Discurso sobre o colonialismo Aimé Césaire

3

Escrito por Césaire, um dos maiores poetas franceses, e criador do termo Negritude, Discurso sobre o colonialismo é um livro-levante contra o racismo, ao colonialismo, aos intelectuais hipócritas e ao capitalismo.

A deseducação do negro Carter Godwin Woodson

4

Uma das mais importantes obras sobre educação. Carter Godwin Woodson monstra em A deseducação do negro o quão eurocêntricas são as escolas, ignorando culturas e histórias africanas.

Racismo, Sexismo e desigualdade no Brasil Sueli Carneiro

5

Obra que reúne artigos publicados por Sueli Carneiro entre os anos 2000 e 2010. Carneiro debate como as estruturas de opressão e racismo são os alicerces das relações político-sociais brasileiras.