Livros em domínio público para ler de graça

Círculo traçado
Círculo traçado

Sabemos que livros no Brasil não são muito baratos, mas há formas de lê-los sem precisar recorrer a meios ilegais. Uma dessas formas é por meio do site do domínio público e aqui te indicaremos alguns títulos.

Escrito por uma mulher negra, Úrsula (publicado em 1859) foi o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher e conta a história de um cavaleiro que após um acidente é socorrido por um escravizado que o leva para ser cuidado por Úrsula, uma jovem branca.

Úrsula  (Maria Firmina dos Reis)

Livro de poesias publicado em 1900, Horto continha 114 poemas em sua primeira edição, cujos temas variam de religiosidade, maternidade, morte e natureza. Repleto de misticismo e simbolismos, Horto precisa ser redescoberto pelas novas gerações.

Horto (Auta de Souza)

Livro de poesias publicado em 1900, Quincas Borbas, um rico filósofo; e Quincas Borba, seu cachorro: neste romance de Machado de Assis conhecemos ambos os Quincas, bem como Rubião, que após a morte do filósofo se torna o responsável pela vida do animal.

Quincas Borba  (Machado de Assis)

Originalmente de 1911, Triste fim de Policarpo Quaresma é um romance que satiriza o Brasil da época. O protagonista Policarpo Quaresma pretende, a todo custo, transformar o Brasil para ser monumental e invejado por todos.

Triste fim de Policarpo Quaresma  (Lima Barreto)

Publicado 30 anos antes do fim da escravidão no Brasil, Primeiras Trovas Burlescas de Getulino é um livro de poesia cujos os temas abordados são severas críticas à escravidão no Brasil imperial, além de retratar a beleza negra.

Primeiras Trovas Burlescas de Getulino (Luís Gama)