Quando você pensa em livros cujas histórias acontecem durante o Natal, consegue lembrar de algum escrito por, com e para pessoas não brancas?
Para ajudar em uma mudança no mercado editorial brasileiro, compilamos cinco livros natalinos escritos por, com e para pessoas negras.
The Night Before Christmas: An African American Retelling
A noite antes do Natal: uma reimaginação afro-americana (em tradução livre) foi escrito pelo adolescente Noland Dixon com a intenção de ressignificar o famoso texto de Clement Moore, trazendo voz e representatividade negra através de uma história historicamente branca.
Under the Christmas Tree
Escrito por Nikki Grimes em 2002, Embaixo da Árvore de Natal (em tradução livre) é uma coleção com 23 poemas em que a experiência natalina é vista e celebrada com amor e alegria por famílias negras.
The Day Santa Got Sick
Escrito por Deanne Samuels e publicado em 2017, O dia em que o Papai Noel ficou doente (em tradução livre) é uma história multicultural de natal em que uma menina e um elfo precisam elaborar um plano para entregar todos os presentes uma vez que o bom velhinho ficou doente.
I Got the Christmas Spirit
Escrito por Connie Morrison em 2018, Eu tenho o espírito de Natal (em tradução livre) conta a história de uma garotinha que durante a véspera de Natal escuta o trenó se aproximando de seu bairro e decide abordar o bom velhinho com apenas um pedido: paz e amor durante o ano todo.
Grace at Christmas
Grace no Natal (em tradução livre) foi escrito por Mary Hoffmam em 2011 e conta uma história de amizade, generosidade e ligação racial-cultural entre uma garotinha chamada Grace e uma visitante de Trinidad e Tobago.