MÃES NEGRAS protagonistas

Poucas vezes somos apresentados a narrativas, sejam elas em livros ou filmes, protagonizadas por mulheres negras. O número é ainda menor quando pensamos em mães negras como protagonistas.

Adiante separamos filmes e livros protagonizados por mães negras, essas mulheres que são os pilares de suas famílias, mas que raramente são as donas de suas próprias histórias.

LIVROS

A cor púrpura é um dos livros mais importantes para se discutir a negritude, sexualidade e maternidade das últimas décadas. Escrita de forma epistolar, a história é protagonizada por duas irmãs separadas quando crianças.

A cor púrpura - Alice Walker

Neste romance de estreia de Gloria Naylor testemunhamos a vida de 7 mulheres que vivem em um bairro negro nos EUA. Naylor aborda temas como  lesbofobia, racismo e a solidão da mulher negra.

As mulheres de Brewster Place - Gloria Naylor

O livro foi adaptado para a TV como uma minissérie em 1989 tendo Oprah Winfrey e Cicely Tyson como protagonistas. O sucesso foi tanto que a produção ganhou um spin-off chamado Brewster Place em 1990.

FILMES

Baseada na peça A raisin in the sun de Lorraine Hansberry, a história é contada através do ponto de vista de uma mãe e dona de casa negra que decide comprar uma casa em um bairro branco.

O sol voltará a brilhar

Neste melodrama baseado no romance homônimo da escritora antirracista Fannie Hurst, seguimos as vidas de duas mães em 1947, uma branca (Lora) e uma negra (Annie) que dividem um apartamento em NY.

Imitação da vida

Na trama, a filha negra de pele clara de Annie sente vergonha da mãe, e se passa por branca em busca de um futuro melhor. Dirigido pelo mestre do melodrama Douglas Sirk.

Primeiro filme dirigido por uma mulher negra a ser lançado comercialmente nos EUA, Filhas do pó conta, a partir da narração de uma criança que não nasceu, a história de 3 gerações de mulheres Gullah.

Filhas do pó