“Agora que ele se foi” é um dos livros mais premiados de Elizabeth Acevedo, e provavelmente o livro mais conhecido da autora no Brasil.
A trama nos leva à jornada de duas irmãs adolescentes de países diferentes, filhas do mesmo pai que não sabem da existência uma da outra, mas que se encontram quando ele sofre um acidente de avião.
O primeiro motivo pode parecer desnecessário, ou mesmo curioso, mas algo que sempre chama a atenção são os nomes dos personagens. Aqui as protagonistas são Camino e Yahaira, dois nomes maravilhosos.
1
As duas protagonistas são de países, classes sociais e culturas diferentes, e esse “embate” se mistura com raça, privilégio e ambição profissional de um modo que não se torna enfadonho para o leitor.
2
Representatividade lésbica, negra e latina, principalmente através das personagem Yahaira e Dre, sua namorada negra.
3
É o retorno de Acevedo aos romances escritos em verso, após escrever “Em fogo alto”, além de ser uma narrativa mostrada através de duas perspectivas diferentes.
4
É baseado em um acidente real, o Voo da American Airlines 587, acontecido dois meses após o ataque das torres gêmeas. No acidente, a aeronave caiu poucos minutos após a decolagem em novembro de 2001.
5
Venha ler no Clube Impressões de março