Finalmente chegou o momento da Pretatona de 2022, que está em sua terceira edição e foi criada pelo Clã das pretas, no Instagram.
A maratona acontece de 07 a 29 de novembro, e tem o objetivo de divulgar e estimular a leitura de obras produzidas por pessoas negras, podendo ser filmes, livros, séries, etc.
Adiante separamos algumas dicas para ler em cada uma das categorias propostas.
Em uma África destruída por uma guerra nuclear, uma misteriosa mulher chamada Onyesonwu descobre que tem superpoderes e foi escolhida para salvar a humanidade.
"Amada" irá contar a história de uma mãe ex-escravizada que é assombrada pelo fantasma de sua filha assassinada durante a escravidão.
Livro de contos, "Olhos d’água" conta a história de mulheres mães, mulheres filhas e mulheres amantes que enfrentam a violência, e a pobreza no dia a dia em suas vidas.
Romance de estreia da autora em que acompanhamos a épica jornada de Yejide e Akin, um casal nigeriano que enfrenta problemas conjugais porque a esposa não consegue engravidar.
Evaristo narra a jornada de Ponciá, desde as terras banhadas com o sangue de seus ancestrais, até os dias atuais, em uma cidade cheia, porém devastada pela solidão.
Acompanharemos a conturbada vida social e sexual de Ruffus, um baterista de jazz negro e bissexual que se envolve com uma mulher branca do sul dos EUA.
Premiada HQ que conta a história de escravizados brasileiros da Era Colonial a partir do ponto de vista dos escravizados, assim demonstrando o poder e a resistência das senzalas.