seis motivos para ler mundo real, romance de estreia de brandon taylor

Existe um subgênero literário chamado “Campus Novels”, que traduzido para o português, poderia ser chamado simplesmente de “Romances de faculdade”.

Muitos destes romances também podem ser considerados — mas nem sempre — “Coming of Age Novels”, que são histórias que geralmente abordam o amadurecimento, ou o desabrochar do adolescente para a vida adulta.

Livros e filmes com essa temática já existem à exaustão. O problema é que essas histórias são sempre escritas por um autor branco, geralmente cisgênero e heterossexual e protagonizadas por esse mesmo grupo de pessoas.

Foi pensando nesses detalhes e no brilhantismo de Brandon Taylor que criei uma lista com alguns motivos que fazem de Mundo Real um dos melhores romances dos últimos tempos.

 protagonismo negro

Explodir com seta

1

Wallace, o protagonista, é o único jovem negro gay e gordo pós-graduando na área de bioquímica em uma universidade. Ele precisa conciliar seu lugar enquanto negro ao mesmo tempo que lida com a morte do pai e seus traumas da infância.

 protagonismo QUeer

Explodir com seta

2

Além de Wallace, vários outros personagens são gays ou estão questionando sua sexualidade de um modo que gera debates acerca de quão fluida pode ser a sexualidade.

erotismo

Explodir com seta

3

Embora lide com temas pesados como racismo, distúrbios alimentares, homofobia, suicídio e luto, Mundo Real é repleto de uma sensualidade, de um erotismo poucas vezes explorado na literatura recente.

dinamismo

Explodir com seta

4

A trama acontece no decorrer de um final de semana de verão intensamente quente, trazendo um dinamismo à história — e à leitura —, uma vez que tudo acontece com mais intensidade, graças à ajuda de tardes e noites de bebedeira.

suspense indireto

Explodir com seta

5

Graças à escrita de Taylor, o romance possui um estranho, porém delicioso clima de tensão. Várias cenas e passagens fazem o leitor ficar nas pontas dos pés, pois existe um risco inerente à vida do protagonista.

anti white gaze

Explodir com seta

6

White Gaze significa “Olhar branco”, que é ideia de que o artista negro (ou não branco) precisa levar em consideração a reação do público branco frente à sua obra. Em outras palavras, Taylor escreve sem dar a mínima sobre o que o leitor branco pensa sobre sua história.