Ter projetos é muito bom. As piores épocas de nossa vida são quando lembramos e identificamos que não fizemos absolutamente nada. Não conquistar é uma coisa, mas não fazer nada por onde é muito pior.
Nesses casos, para não perdermos o rumo nas ideias, a melhor alternativa é estabelecer metas através de um projeto.
Mas como não travar em um propósito? Existem várias alternativas que podem ser colocadas em prática.
Antes de tudo, você precisa definir o que quer. Não se perca nas escolhas. Tenha decisão. Não podemos fazer múltiplas coisas ao mesmo tempo. Faça comparativos de aspectos mais positivos antes de escolher.
Você também precisa definir aonde quer chegar. Quem não sabe aonde quer ir, qualquer lugar serve. Tenha um rumo.
Você também precisa ter um prazo pessoal. A vida é feita de prazos. Quando você acorda, você tem um prazo para se arrumar até sair de casa a tempo suficiente para ir trabalhar ou estudar. Da mesma forma você deve ter um prazo de início e fim para cada projeto.
Uma coisa que atrasa e atrapalha qualquer projeto é distribuir tarefas. Evite isso. Parcerias somente dão certo quando a outra parte está completamente engajada. Procure entender e saber resolver todas as tramitações sem depender de ninguém.
Exemplo: se você tem um projeto de livro, não tente depender de um diagramador, um revisor e/ou um capista. Se você não está pagando de imediato, acaba ficando escravo da boa vontade alheia, além de ser constrangedor ser cobrado financeiramente de um serviço que foi resultadode um projeto que não foi à frente.
Não dependa dos outros. Procure aprender e nem tenha preguiça pra isso. Você verá como as ideias florescem quando abrimos a mente para novos aprendizados.
Através desta fórmula, entre outras dicas, você estará pronto para tirar do papel aquele projeto literário, musical e artístico. Boa sorte!
Leo Vieira
Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados
2 respostas
Olá Leo, tudo bem contigo ???
Simplesmente amei seu texto, suas dicas !!!
Sempre fui uma pessoa com uma grande mania de organização, de planejamento, dessa forma, com o tempo, acabei chegando nas mesmas dicas que você deu. Mas acredito que de maneira geral, as coisas devam seguir por esse rumo para a maioria das pessoas, não é ?! Bom, pelo menos para aqueles que procuram chegar ao fim de algo !!!
Mais uma vez digo que adorei as dicas. Sigo a maioria delas e são realmente válidas !!! ^^
Beijinhos
Hear the Bells
Oi, Ryoko! Que bom saber que gostou do texto e que o mesmo lhe foi útil.
Eu sempre tive essa mania de querer fazer dezenas de coisas ao mesmo tempo, mas isso me tornava muito ansioso e angustiado. É difícil, mas procuro não me agitar tanto assim.
Esse ano estava com o projeto de confeccionar bonecos dos meus personagens. Mas como não tinha como pagar artesão e nem ficar permutando parceria com um, decidi aprender a modelar e costurar. Gostei tanto que agora estou aprendendo a modelar a versão "live action" deles (trajes com capacetes, luvas, etc). Para esse ano, estou aprendendo a fazer desenho animado também.
Beijos,
Leo Vieira