Resenha “O Cavaleiro Inexistente”- Italo Calvino

Fonte
No exército do grande Carlos Magno, fazia parte um cavaleiro que simplesmente não existia. Era pua e simplesmente uma armadura por fora, mas por dentro era o vazio que se fazia presente. O nome desse cavaleiro era Agilulfo. Ele era uma pessoa (ou uma não-pessoa) correta, digna de respeito, que fazia tudo de acordo com a perfeição, quase um perfeccionista, e tudo isso pra suprir sua inexistência.
Nesse mesmo exército tinha um outro cavaleiro, Rambaldo, que o admirava muito mas que foi forçado a o ver como um rival em detrimento do amor. É aí que surge o triângulo amoroso: há Agilulfo, há Rambaldo e há Brandamante. Rambaldo ama Brandamante que ama Agilulfo que não ninguém.
Um certo dia, surge nesse exercício um jovem chamado Torrismundo que se diz filho de uma donzela que Agilulfo disse ter salvo das mãos de homens maus intencionados, preservando sua virgindade. Agora, Agilulfo tem que ir atrás dessa moça para que ela confirme que é verdade e desse modo manter sua honra.

Por vezes, Calvino faz uso de uma redundância excessiva e desnecessária. Mas fora isso, mantêm sua característica de sempre surpreender e de criar surpresas para o leitor, que imagina um término para determinada situação, mas quando vai ver, o desfecho é algo completamente inesperado.

4 respostas

  1. Entrei para ter uma ideia do que se trata o livro, cujo título é, no mínimo, intrigante. Creio que existe esse não-ser em cada um de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.