O Blaxploitation é ao mesmo tempo uma era e um movimento cinematográfico norte-americano do início dos anos 70.
Foto: Denise Jans/Unsplash
Consistia em filmes escritos, dirigidos, e produzidos por e para pessoas negras, Influenciadas pelo movimento Black Power.
Os primeiros filmes do gênero são “Cotton Comes to Harlem”, de 1968; “Shaft” e “Sweet Sweetback's Baadasssss Song”, ambos de 1971.
Blaxploitations de terror também começaram a ser feitos, sendo “Blacula, o Vampiro Negro”, um dos mais famosos.
Filmes de Gangster, como é o caso de “Black Caesar”, que faz referência ao filme “Little Caesar”, também eram extremamente populares.
Logo os produtores começaram a abordar temas raciais, sociais, culturais e políticos nesses filmes, e assim, um público muito maior começou a perceber o descaso que a população negra enfrentava.
As trilhas sonoras destes filmes, compostas quase que exclusivamente por grandes nomes, eram um espetáculo à parte. Filmes Blaxploitation foram os primeiros a incluir funk e soul em suas trilhas.
Além dos filmes já citados, confira adiante alguns clássicos do gênero.
John Shaft é um detetive contratado por um traficante para encontrar sua filha, sequestrada por mafiosos italianos. Contando com Isaac Hayes na trilha, o filme é o mais famoso do gênero.
Shaft (1971)
Youngblood Priest é um traficante que tenta abandonar o mundo das drogas. Com orçamento de 500 mil dólares e bilheteria de 30 milhões, o filme é um dos mais lucrativos do gênero.
Super Fly (1972)
O filme estabeleceu a mulher negra como protagonista, empoderada e independente. Na trama, Foxy Brown busca vingança após seu namorado ser morto por uma gangue.
Foxy Brown (1974)
Mesclando Blaxploitation e Noir, o filme conta a história de dois policiais, um negro e um branco, que vão investigar o assalto a um banco controlado pela máfia.
Across 110th street (1972)
1º filme do gênero a conter sequências de artes marciais, Cleopatra Jones é a historia de uma investigadora e supermodelo que investiga uma traficante.
Cleopatra Jones (1973)
@IMPRESSOESDEMARIA