Com outros olhos- Thati Machado


Nesse livro, conhecemos Lana e sua trajetória de vida. Lana é uma mulher que, devido a um acidente, perdeu a visão e isso a transformou totalmente. A pessoa que deveria estar ao seu lado após o acidente, foi a primeira a se afastar, fazendo com que ela fechasse o seu coração.
Ela conseguiu uma vaga na companhia de teatro Raoul para atuar na peça “Romeu e Julieta”. Foi uma surpresa quando soube que interpretaria a personagem principal, o problema era que ninguém, além do diretor, sabia de sua condição e ela não queria que soubessem para que as pessoas não sentissem pena dela, no entanto, o rapaz que seria seu par e interpretaria Romeu, não facilitaria as coisas para ela. Não seria fácil ensaiarem juntos sem ele saber de sua condição.
Arthur é quem interpretará Romeu. Aparentemente, é uma pessoa difícil de lidar. Por não saber sobre a limitação de Lana, tem uma visão totalmente equivocada das ações dela para com ele. Mas com o tempo os dois vão aprender a conviverem juntos.

“Era doloroso e humilhante perceber que a pessoa que fazia o seu mundo girar, o considerava insignificante”. (p.35)

Achei uma bela sacada a divisão dos capítulos ser feitas por atos, como no teatro. Cada ato é narrado em primeira pessoa, de modo intercalado, entre Lana e Arthur. Isso é ótimo porque vemos um mesmo acontecimento do ponto de vista dos dois.
As descrições são feitas na medida exata, na verdade, tudo é na medida exata nesse livro.
É bem provocativo. Faz com que as pessoas saiam da zona de conforto e reflitam sobre a naturalização das coisas que não deveriam ser naturalizadas e quando o leitor percebe isso, fica impressionado.

“Por muito tempo enxerguei com os olhos, agora enxergo com o coração”. (p.83)

A autora Thati Machado é uma pessoa que milita em prol das pessoas que são postas à margem da sociedade. Isso fica muito evidente nesse livro, a começar com o fato da protagonista ter uma deficiência visual. Acho que é a primeira vez que leio um livro com uma protagonista assim, o que é algo inovador e faz com que pensemos nas limitações que  essas pessoas enfrentam diariamente.
Leitura rápida, provocativa, surpreendente e transformadora. Mais do que indico.
Tem uma plataforma muito bacana chamada UBook, em que é possível ouvir o livro narrado pela voz da própria autora.

Gostou da resenha e se interessou pela história? Você pode adquirir o e-book por esse link e ajudar o blog a crescer: 

14 respostas

  1. Olá,

    Eu acho que já li uma resenha desse livro, mas me parece que já faz um tempinho. A minha vontade de fazer a leitura dele é grande, os personagens da trama parecem ser bem construídos e sua resenha me ajudou bastante para ter a certeza disso. Assim que eu tiver a oportunidade irei fazer a leitura, infelizmente não leio e-book, mas vou aguardar o momento. Adorei sua resenha! ♥

    → desencaixados.com

  2. Oi
    Nunca li um livro com um protagonista sem a visão, deve ser algo bem diferente, fiquei curiosa em saber como ela conseguirá esconder de todos esse fato, e as confusões que isso pode causar. Bem interessante.

  3. Oiii tudo bem?
    Que livro mais lindo menina, confesso pra ti que fiquei bem interessada em ler e seria que seria uma ótima pedida, ainda mais cm essa capa,pretendo comprar em breve.
    Beijinhos

  4. OIii!

    Eu li o e-book no lançamento e AMEI! A Thati escreve muito bem e é ótima ao incluir minorias em suas histórias. Não ouvi o livro, mas o faria só para ver como ela se saiu narrando!

    Gostei da sua resenha!

    Beijinhos,

  5. Oi, já estou com esse ebook no Kindle, só me falta tempo. A cada resenha fico mais curiosa sobre, devo acabar furando a fila… Adoro!
    Obrigada pela dica, bjs

  6. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Acho que também nunca li uma protagonista com deficiência visual. Só por isso já parece que o livro tem uma boa carga emocional.
    Não sabia desse UBook para ouvir a história pela autora. Adorei.

  7. Olá,

    Fiquei muito curiosa com esse livro, porque é uma peça rara num monte de histórias já batidas…traz uma protagonista nada comum das mocinhas de livros e ela vai ser a mentora para ajudar as pessoas a compreenderem nos diferenças e trazer voz aos que são silenciados pela marginalização dos atores sociais.

    Beijos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.