Blog

Maria Ferreira

Livros com presenças paternas significativas

No atual cenário atual da literatura, a presença e a influência dos pais negros emergem como elementos cruciais para a construção de um panorama literário mais inclusivo e representativo.  Através de suas obras, os autores não apenas enriquecem a diversidade de vozes e experiências, mas também oferecem perspectivas únicas que

Leia mais »
Arman Neto

A ampla e imperiosa “Menina de fogo”, de Taylane Cruz

Um de janeiro de mil novecentos e noventa e seis. Essa é a data da primeira entrada do diário que dá forma a Menina de fogo (Jandaíra), romance de estreia de Taylane Cruz que nos faz testemunha de um ano inteiro de amadurecimento de Maria, uma garota de apenas doze anos, personagem central da história e dona de uma personalidade cativante.

Leia mais »
William Alves

Masculinidade negra em “A gente é da hora”, de bell hooks

A obra “A gente é da hora: homens negros e masculinidade”, de bell hooks, é formada por 10 ensaios que abordam de forma profunda — mas sem nunca afastar o leitor com academicismo desnecessário — as questões centrais das experiências de homens negros norte-americanos formados pelas ideias brancocêntricas, machistas, homofóbicas, capitalistas e cisheteronormativas que explodiram após a década de 60.

Leia mais »

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 63%

Web Stories

O seu novo espaço feito para conversas literárias marcantes.