0
Sem categoria

Conversa com Lucinei Campos: o escritor conhecido e o guia turístico descoberto

No dia 04.07 estive no Rio de Janeiro e sabendo que o escritor Lucinei Campos é de lá, pedi para me conceder uma entrevista e me servir de guia turístico.
Ele aceitou o meu pedido e me apresentou o Centro e parte da Lapa. A entrevista aconteceu em um tom de conversa e aqui a exponho.
Falamos sobre seu livro, Lavínia e a Árvore dos Tempos (LAT), sobre suas amizades no mundo literário, sobre a relação professor-escritor e as implicaturas derivadas disso, me revelou alguns de seus planos para o futuro e o que girou em torno da escolha do título do livro que será a continuação de LAT.

Eu nos Arcos da Lapa. Um dos cartões postais do Rio.

Vendo as fotos dos eventos que o autor está presente, notei que frequentemente ele está na companhia de três outros autores: Yohana Sanfer, Sidney Santborg e Vinícius Grossos. Tendo isso como base, perguntei se ele os conhecia antes de adentrar nesse universo literário e ele me respondeu que não, que a amizade deles veio posteriormente ao lançamento de seu livro e que são amigos muito queridos. Me revelou que eles o ajudaram na escolha do título da continuação de seu primeiro livro e que talvez seja lançado na Bienal, evento que ele pretende estar presente. Observou que o Rio é um lugar em que constantemente está acontecendo eventos literários e que fica até difícil estar presente em todos. Juntamente com seus amigos, está planejando uma surpresa para nós. Estava muito curiosa quanto ao título da continuação de LAT. Depois de muito insistir, ele me contou qual será, ainda não tenho autorização para divulgar. Mas acho que posso fazer algo para agilizar a divulgação do título: em seu Facebook o autor postou que quando a página do livro estiver com 1000 curtidas ele divulga o nome do novo livro. Então, se vocês quiserem saber, curtam a página clicando aqui.

Vamos curtir a página, minha gente!

Para quem não sabe e também para quem não leu a outra entrevista que ele me concedeu, o Lucinei é professor. Até então sabia que ele lecionava História, mas nessa ocasião fiquei sabendo que ele também está lecionando Sociologia. Perguntei se pelo fato de ser professor ele teria alunos que são seus leitores. Me respondeu dizendo que ter um aluno de escola pública que goste de ler é algo raro, mas que tem alunos que se organizam para irem nos eventos que ele está presente. Então, mesmo que não tenha muitos alunos que sejam seus leitores, tem alunos que são seus seguidores. E aqui aproveito para acrescentar uma observação pessoal: percebi que o Lucinei é um professor bastante querido, os alunos o amam. Ele me disse que uma turma chegou a fazer abaixo-assinado para que não deixasse de dar aula para eles.
Todo o “marketing” que vemos na página e no grupo do livro é feito por ele mesmo. Um site está em construção para formalizar ainda mais a exposição de seu trabalho.
É muito bacana quando um escritor não espera e é surpreendido por um leitor pedindo para autografar o seu exemplar, o Lucinei me narrou um episódio em que isso aconteceu e é muito gratificante ver que seu trabalho está sendo reconhecido.
Fiquei muito surpresa quando perguntei o valor que ele vende seu livro, é muito barato! É quase um preço simbólico de tão barato que é, mas os preços variam de acordo com a origem da compra: diretamente com ele, lançamento em livraria ou pelas plataformas virtuais.
Pensem em uma pessoa divertida, solícita e atenciosa, essa pessoa é o Lucinei Campos; e ainda tem o acréscimo de ser um excelente guia turístico, diga-se de passagem.
Me presenteou com dois livros: um para deleite pessoal, outro para sorteio no blog; e uma infinidade de marcadores.
Já estou lendo Lavínia e a Árvore dos Tempos. Em breve terá resenha por aqui. Não percam!

Lucinei e sua obra.

Eu e o Lucinei.

Minha amiga Tati. Companheira de muitas aventuras literárias.

Nós três juntos.

5 Comentários

  • Responder
    Soraya Abuchaim
    15 julho, 2015 em 01:00

    Oi, Maria linda!
    Que bacana, não conhecia o escritor.
    Não preciso nem falar que se vc indica, a coisa é boa, né?
    Agora quero ler a resenha.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

  • Responder
    Unknown
    15 julho, 2015 em 13:22

    Oi Maria.

    Adorei a entrevista. Não conhecia o autor nem sua obra, mas fiquei bem interessada. Já curti a página do livro e do autor. Vou esperar pela resenha. 😀 😀
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

  • Responder
    Maria Ferreira- Impressões de Maria
    18 julho, 2015 em 03:15

    Oi Sô. Linda é você!
    É coisa boa. Pode investir, rsrs

  • Responder
    Unknown
    26 julho, 2015 em 05:46

    Olá, tudo bem?!

    Adorei sua entrevista, muito legal!!! Também não conhecia esse escritor, me pareceu ser super gente boa e talentoso. hihihi.

    Beijos!

    Blog Cantinho da And

  • Responder
    Bárbara
    18 agosto, 2015 em 20:14

    Olá!!
    Que bacana!!!
    Parabéns pela sua viagem e pela oportunidade de ter conhecido o autor, ainda mais como guia turístico!
    Ainda não o conhecia mas só de ler seu post, percebo o quão gente do bem ele deve ser e seu livro não deve ser diferente…espero ansiosamente a sua resenha para saber do que se trata!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros