0
Geral

Leitura Conjunta e Diário de Leitura – Um Defeito de Cor

No início desse ano, enquanto estava viajando de férias, promovi uma leitura conjunta do livro “Um Defeito de Cor”, da Ana Maria Gonçalves, que comemorou aniversário de dez anos de lançamento em 2017. 
A ideia da leitura conjunta surgiu lá no Instagram e a leitura, proposta para ser feita em dez semanas, deu certo. O que não deu muito certo foi o diário de leitura que eu pensei em fazer. Até cheguei a postar sobre o capítulo 1, mas não consegui dar prosseguimento ao projeto. Porém, não queria deixar essa leitura passar sem ser registrada aqui no blog, então surgiu a oportunidade de concluir esse projeto e ainda de uma forma melhor do que eu tinha pensado antes.

Vou participar de uma leitura conjunta novamente, dessa vez proposta pela Alê Magalhães, lá no Instagram (@literaleblog). Ela pensou o cronograma de modo que a leitura seja concluída em vinte semanas, o que dá cerca de cinquenta páginas por semana, com início no dia 22 de julho e término no dia 08 de dezembro.

Apesar do livro ainda estar bem fresco na minha mente, quero fazer uma releitura para poder fazer o diário de leitura para cá. Além disso, dessa vez o diário de leitura vai ser mais completo porque vou contar com a parceria de outra pessoa lá do Instagram, a Camila Coelho (@livrenarrativa), que também é editora do blog Livre Narrativa.

A Camila é formada em História, então pensamos em fazer postagens nas quais pudêssemos usar nossa área de formação e conhecimento para dar melhor embasamento teórico. No caso, a Camila dará mais enfoque à parte histórica do livro e eu, que sou estudante de Letras, à parte literária em si e à questão racial. Desse modo, nossas postagens serão alternadas em nossos blogs, como se pode observar no cronograma abaixo:
Fonte: blog Livre Narrativa
Além dessas nossas postagens, a Alê postará semanalmente  lá no Instagram dela sobre o andamento da leitura e quem quiser acompanhar é só procurar pela #LendoUmDefeitodeCor.
Estou muito animada e acredito que resultará em um projeto muito bacana, com muito aprendizado.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros