0
Geral

Devaneios: a estrada até aqui – Yorhán Araújo

“Devaneios com Sigmund e Freud” surgiu como um perfil de publicação de tirinhas no Facebook lá pelos idos de 2015, depois ganhou o feed do Instagram e agora virou livro como forma de comemoração dos seus 5 anos de existência.

Devaneios: a estrada até aqui é um livro composto por cem tirinhas, sendo metade delas as melhores que já foram publicadas na internet e a outra metade totalmente inédita. O livro conta com um prefácio de Lucas Motta, no qual é possível conhecermos de uma forma pessoalizada o surgimento da amizade entre ele e o artista, como também alguns traços da personalidade do ilustrador que estão presentes na composição de seus personagens. 
O livro é finalizado com quinze ilustrações de outros artistas que retratam os personagens, principalmente Sig e Freud, por um olhar pessoal e em seus traços característicos, resultando em desenhos muitos fofos.

O que é o Devaneios? São diálogos entre animais, mas não diálogos comuns, eles são provocativos, engraçados e por vezes gera identificação imediata por tratar de situações do cotidiano ou por serem conselhos e até incentivos à prática do autocuidado.
Os personagens são Sigmund, o cachorro; Freud, o raposo; Louise, a capivara e Alfred, o gato. Cada um com uma personalidade muito bem definida. O Sig tem um jeito irônico, está sempre pensando em comida e em dormir, e também é esquecido; Freud tem um jeito questionador, um senso de realidade bastante aguçado e às vezes é até impaciente; Louise é aquela que gosta muito de ler e se preocupa com seus amigos, enquanto Alfred é o pessimista do grupo. Como se pode ver, é um grupo de amigos que são diferentes, mas que se complementam. Quatro personagens é um bom número, embora o cachorro e o raposo sejam os que mais tem aparecido nas tirinhas ultimamente.

Foi uma sacada muito boa os personagens serem animais, porque isso leva a questionar o comportamento humano em relação ao comportamento animal e refletir sobre racionalidade e irracionalidade.

Acho que o que faz o Devaneios ser tão bom é essa composição de diálogos diversos e por vezes ácidos em combinação com personagens muito expressivos. As conversas desses amigos é um prato cheio para quem quer dar boas risadas. Portanto, humor é o que não falta, mas quando o assunto é mais pesado, ele é apresentado com leveza.

Yorhán Araújo é a mente e a mão por trás desse projeto. De Volta Redonda (RJ) ele cria e disponibiliza para o mundo essas tirinhas tão encantadoras e amáveis. Como ilustrador, além deste projeto também deu vida a série “Universos”, ilustrações que visam expor a beleza dos cabelos crespos e cacheados e também é criador do projeto “Negros e Negras Incríveis”, ilustrações de pessoas negras notáveis. Ou seja, criatividade, disposição para criar e muita inspiração é o que não falta. No prefácio, Lucas Motta diz que Yorhán “estende sua vida à sua arte” e olhando de fora, essa parece ser uma verdade muito sincera.
A publicação do livro só foi possível porque ele foi financiado coletivamente em uma campanha através do Catarse, que permitiu a impressão de dois mil exemplares e um desses pode ser seu, comprando pelo site Café com Chocolate (clicando aqui) ou diretamente com o artista através do e-mail [email protected].

O apoio de artistas independente é importante para que eles saibam que seus trabalhos são relevantes, transformam vidas e muitas vezes levam alegria em dias tristes. Há muitas formas de apoiar artistas independentes: mandando uma mensagem falando o quanto o trabalho dele impacta na sua vida, divulgando e compartilhando com os amigos ou, caso suas condições permitam, financeiramente. Para este caso específico, existe o Clube Devaneios, um projeto de assinatura mensal que por meio de um certo valor para apoiar o trabalho do artista os apoiadores recebem em troca conteúdos exclusivos, sejam eles tirinhas inéditas, prints, adesivos, etc. com isso, o artista pode se dedicar mais à produção e estar sempre entregando tirinhas novas para alegrar nossos dias.
Adicione o livro também na sua estante do Skoob 😉

Você poderá gostar

1 Comentário

  • Responder
    Leo Vieira
    23 abril, 2019 em 15:12

    Esse cara é incrível. Há tempos que acompanho as tiras dele.
    Grande abraço!
    Leo Vieira

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros