0
Geral

Exposição de Rosana Paulino em Belo Horizonte

Rosana Paulino é uma artista, Doutora em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo e especialista em gravura pelo London Print Studio, da Inglaterra. Possui um extenso currículo de exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, além de mais de 25 anos de produção.
A primeira vez que ouvi falar sobre Rosana Paulino foi durante uma aula na disciplina de Tópicos em História, Cultura e Linguagens Afro-brasileiras, na faculdade, depois pude conhecer sua obra de perto na exposição “Histórias Afro-Atlânticas”, desde então aprecio seu trabalho. Coincidiu de eu estar em BH justamente no dia em que seria a abertura de sua primeira exposição individual na cidade.
“Por amarem e confiarem demais”, 2011.
No dia 15/05 aconteceu a abertura da exposição “Histórias Revisitadas”, na dotArt Galeria, em Belo Horizonte. A exposição está composta de 29 obras, das quais algumas vieram do The Frank Museum of Art, dos Estados Unidos. As obras, como um conjunto, retratam a experiência de ser mulher negra em uma sociedade racista e machista, colocando a figura da mulher em uma posição de protagonismo, direcionando para a valorização da ancestralidade negra. Muitos de seus trabalhos fazem uso de sutura como uma forma de expressão, mas Paulino é uma artista múltipla, que se vale de diversas técnicas e materiais para passar sua mensagem, fazendo refletir sobre gênero e raça.
O trabalho de Rosana Paulino é lindo, tocante. Quanto mais eu conheço suas obras, mais me apaixono e me sinto tocada por sua arte. Uma das obras presentes nesta exposição que mais me encantou foi a sequência dos quadros da série “Assentamento”. São de uma sensibilidade e ao mesmo tempo impacto e potência sem iguais (Abaixo: “Assentamento nº 3” (2012) e “Assentamento nº 4” (2012), respectivamente). 
  
Esta exposição fica em cartaz até o dia 6 de julho de 2019. Se você é de BH ou estiver de passagem por lá nessa época, fica a indicação.
Serviço:
Exposião “Histórias Revisitadas”.
15/05/2019 à 06/07/2019.
Segunda à sexta, das 10h às 19h.
Sábados, das 10h às 13h.
dotArt: Rua Bernardo Guimarães, 911, loja 20. Belo Horizonte, MG.
Entrada franca.

Você poderá gostar

1 Comentário

Deixe um comentário

Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros