0
Literatura Infantil

Quem quer este rinoceronte?- Shel Silverstein

Escrever uma resenha crítica sobre um livro infantil é uma tarefa curiosa. Porque o público-alvo do livro são as crianças, mas sabemos que as resenhas que publicamos aqui são direcionadas a quem já passou desta fase da vida.
Ainda assim, devemos considerar que antes de concluído o processo de alfabetização das crianças, a leitura é geralmente mediada por um adulto. Portanto, esta resenha é direcionada aos adultos para que aproveitem a leitura conjunta, e continuem contribuindo para a formação leitora das crianças.
 
Além disso, convido vocês a desejarem um bichinho de estimação diferente dos convencionais cachorrinhos, gatinhos, peixinhos, ratinhos e passarinhos.
Capa do livro
O livro Quem quer este rinoceronte?, do autor Shel Silverstein, começa com uma criança anunciando a venda de um rinoceronte para outras crianças. Para tal, nas páginas seguintes, esta criança vendedora apresenta todas as funções práticas e lúdicas, as vantagens em ter um rinoceronte como animal de estimação.
Não sei se vocês sabem mas quando se tem um rinoceronte de estimação é possível:
Ter alguém em quem você pode se sentar para ler um livro

E também:

Ter alguém para te fazer companhia durante o lanchinho da madrugada
E ainda:
Mais alguém para brincar de esconde-esconde

Realmente parece muito divertido ter um rinoceronte, bem como a leitura deste livro de Shel Silverstein.
Quanto à estética, o livro tem páginas com textos curtos e ilustrações que lembram a forma de desenhar das crianças, somente com traços.
Deste mesmo autor, recomendo ainda A árvore generosa e A parte que falta encontra o grande O. A obra de Shel Silverstein traz várias reflexões para as crianças e, inclusive, fiquei me perguntando: Se é tão legal ter um rinoceronte por que essa criança do livro deseja vendê-lo?
E talvez essa seja a tônica dos livros de Shel Silverstein: estimular as crianças a fazerem perguntas, tornando-as questionadoras. 
Quem quer este rinoceronte? é uma publicação da Companhia das Letrinhas, disponível nas livrarias e no sistema de Biblioteca Municipal de São Paulo.
Já conhecia os livros do Shel Silverstein? Já leu os livros dele com alguma criança? Conta para nós nos comentários!

*Exemplar recebido em parceria com a editora

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros