0
Geral

Querido Evan Hansen- Val Emmich com Steven Levenson, Benj Pasek e Justin Paul


Publicado no Brasil pelo selo Seguinte, com tradução de Guilherme Miranda, Querido Evan Hansen trata-se da adaptação de um musical da Broadway de mesmo nome. Evan Hansen é o protagonista, que narra em primeira pessoa as dificuldades que tem para socializar em casa e na escola. Ele sofre de ansiedade e depressão. Faz terapia com um psicólogo que o encoraja a escrever cartas motivacionais para si mesmo. É devido a uma dessas cartas que Evan se vê envolvido em uma grande confusão, que transforma completamente sua vida.

Durante as férias Evan quebrou o braço e na volta às aulas sua mãe sugere que peça para que seus amigos escrevam em seu gesso. O problema é que Evan não tem amigos na escola. Até que aparece Connor Murphy, um garoto problema, que Evan tem medo, mas que assina por vontade própria seu nome no gesso. 

Naquela manhã, Evan tinha escrito a carta motivacional que seu terapeuta pedira, sempre começando com a frase “Querido Evan Hansen”. Acidentalmente a carta vai nas mãos de Connor, que irritado porque o nome de sua irmã, Zoe, aparece na carta, não a devolve. Evan passa o restante do dia preocupado com o que Connor fará com ela, mas no dia seguinte recebe a notícia de que Connor cometera suicídio e a carta que Evan tinha escrito estava no bolso dele, o que leva sua família a pensar que era uma carta de despedida para Evan. Então, com seu gesso assinado por Connor e uma carta endereçada a ele, ficará difícil negar que eles não eram amigos e assim, Evan se vê envolvido em uma rede de mentiras com medo de magoar a família em luto e com medo do que as pessoas pensarão dele se contar a verdade. Quanto mais o tempo passa, mais mentiras Evan precisa sustentar para manter sua farsa e por mais que saiba que está fazendo algo errado, é por meio dessas mentiras que ele consegue interagir socialmente e também se aproximar da garota que ele gosta.

Em paralelo com a narrativa de Evan, alguns capítulos são narrados por Connor, depois de morto, como se fosse a voz de seu espírito, o que permite conhecer o modo como ele se sentia e o motivo que o levou a fazer o que fez. Poder saber o outro lado da história é muito interessante porque nos faz refletir sobre as imagens que criamos das pessoas sem pensarmos que elas podem estar passando por problemas emocionais e talvez só estejam tentando pedir ajuda de alguma forma.

Apesar dos muitos gatilhos que o livro pode despertar porque trata de temas sensíveis como ansiedade, depressão e suicídio, Querido Evan Hansen é um livro importante e muito necessário justamente por nos fazer ter contato com esses temas e enxergar as personagens com empatia, nos fazendo refletir sobre a forma como tratamos as pessoas que nos rodeiam porque elas podem estar enfrentando problemas e só precisando de um ombro amigo. O livro passa uma mensagem de esperança e principalmente de conscientização para sermos gentis com as pessoas.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário

    Os livros de Ayọ̀bámi Adébáyọ̀ Romances que abordam o tema da gentrificação Livros de estudos literários negros