0
Fantasia jovem Ficção

“Amari e os Irmãos da Noite”: Uma fantasia jovem de B. B. Alston

Publicado pela editora Seguinte em 2022, Amari e os irmãos da noite é uma fantasia jovem, escrita pelo autor B.B Alston, com tradução de Solaine Chioro.

Amari é uma menina negra, de 12 anos que mora em um conjunto habitacional para pessoas de baixa renda, localizado em Rosewood, nos Estados Unidos. A narrativa tem início mostrando o quanto a vida no Colégio “Jefferson”, uma escola de elite em que Amari ganhou uma bolsa de estudos, pode ser complicada, já que ela sofre muito bullying por parte de alguns alunos. As crianças provocam Amari para que ela cometa algum erro grave e consequentemente perca sua bolsa.

Além de tudo isso, Quinton, irmão de Amari, de quem ela sempre foi muito próxima, apesar de ser 10 anos mais nova, está desaparecido há mais de 6 meses e a polícia não consegue encontrar nenhum vestígio do que pode ter acontecido. Quinton sempre foi considerado um aluno incrível e responsável, e assim que terminou a escola começou a trabalhar com algo misterioso, que nem mesmo Amari e sua mãe conseguem entender direito, porém ele sempre enviava dinheiro à família. Quando a polícia soube disso, concluiu que o menino poderia estar envolvido em algo ilegal. Aqui, o autor começa a trazer de maneira sutil, através do pré-julgamento da polícia e do bullying que Amari sofre na escola, o quanto uma pessoa pode ser julgada apenas por ser pobre e negra. E apesar da polícia ter praticamente desistido de encontrar Quinton, Amari faz suas próprias investigações, invadindo o e-mail do irmão e buscando na internet, já que tem certeza de que ele está vivo e precisa de ajuda.

Depois de perder a bolsa de estudos, Amari e a mãe ficam arrasadas, mas algo surpreendente acontece: Amari encontra uma mala no guarda-roupa do irmão com instruções suspeitas e um paletó de cores muito chamativas. A partir desse momento, ela descobre que o trabalho de Quinton era sim muito perigoso, mas também igualmente incrível: ele é um dos principais investigadores da Agência de Casos Sobrenaturais e deixou para a irmã a oportunidade de também fazer parte desse mundo. Amari não perderá a chance de tentar descobrir o que realmente aconteceu e salvar o irmão. Durante esse caminho ela conhece uma nova realidade, cheia de criaturas que pensava que só existiam em histórias.

Esse é o tipo de livro que costuma te deixar com um sorriso no rosto e você torce muito pelos personagens, principalmente pela Amari, que é uma protagonista corajosa e inteligente, apesar de ainda não acreditar muito em si mesma. O autor consegue inserir assuntos sérios inseridos em diálogos simples entre crianças, como: “Só porque temos medo, não temos direito de atacar. De onde eu venho, isso acontece muito: você é categorizado como ruim ou assustador, apenas pela sua aparência ou pelo bairro que mora”.

Amari e os irmãos da noite é um livro muito divertido, que em alguns momentos me fez lembrar de outras histórias de fantasia, contudo o autor soube tornar sua narrativa única. Apesar de achar o final um pouco corrido, o livro apresenta um gancho muito interessante para os volumes seguintes, deixando o leitor ansioso para ler as próximas aventuras de Amari. 

Você poderá gostar também
YouTube player

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário