0
Fantasia jovem Literatura negra

Sereias e mitologia africana em “O segredo do oceano”, de Natasha Bowen

Imagem com fundo azul e uma foto de mar. Uma mulher negra com blusa listrada segurando o livro "O segredo do oceano", de Natasha Bowen

Em O segredo do oceano, livro da autora Natasha Bowen que chegou no Brasil pela editora Alt (com tradução da Solaine Chioro, uma tradutora negra), iremos acompanhar a história da Simidele, uma Mami Wata, ou seja, uma sereia criada pela orixá Iemanjá que possui o trabalho de fazer com que as almas de pessoas que são jogadas no mar durante a travessia nos navios negreiros encontrem paz.

A história toda começa quando Simidele está indo fazer o transporte da alma de alguém que foi jogado no oceano, mas ao se aproximar descobre que a pessoa na verdade é um garoto que ainda está vivo. Então ela se vê diante de uma decisão complexa: será que ela deve salvar esse garoto e ir contra o seu propósito, ou ela deve deixar o garoto morrer?

Como era de se esperar, ela acaba optando por salvar o garoto, mas como isso é um fato inédito, a decisão dela acaba trazendo consequências que irão abalar a harmonia de seu povo. Logo, ela tem que chegar a Olodumarê e pedir perdão por ter salvado uma alma viva. Com instruções de Iemanjá ela vai embarcar nessa aventura acompanhada desse garoto chamado Adekola.

Ao longo dessa jornada, obviamente eles começarão a desenvolver sentimentos amorosos um pelo outro, apesar de nenhum dos dois expor isso verbalmente. Mas tem um problema: Simidele é uma sereia e mesmo ela podendo voltar à condição de humana algumas vezes, isso não é indicado porque os humanos não podem saber que ela sua verdadeira forma. Além disso, ela sabe que se apaixonar por algum humano não poderá viver esse amor. 

Confira esse conteúdo também em vídeo

YouTube player

Uma das coisas que eu gosto muito neste obra é que a autora fez uma pesquisa historiográfica da mitologia africana muito bem feita na questão dos orixás. Conhecemos os orixás de uma forma muito bonita, muito bem descrita, conseguindo imaginar, visualizar e criar uma imagem de como eles são. 

Uma característica muito importante e que acho que faz toda a diferença aqui do livro é o quanto os orixás ganham características e personalidades humanas: eles têm sentimentos, sentem raiva, ódio, amor, gratidão, cobiça etc. E um orixá que é muito falado aqui no livro é justamente Exu, esse orixá que é tão estigmatizado na nossa cultura, principalmente por uma questão de religião. Sabemos que a religião evangélica tem uma imagem de Exu muito problemática e por muitos momentos achei que a autora estava reforçando essa imagem de Exu que a gente já tem, mas ao longo da narrativa a gente vai entender Exu como esse orixá das encruzilhadas, esse orixá mensageiro que abre caminhos, que também é trapaceiro e engana as pessoas, mas que tem um papel muito importante e fundamental para o bom funcionamento do mundo, já que é ele quem faz a mediação entre os orixás, os oguns e também entre os humanos. 

Por fim, eu gosto também da carga histórica de O segredo do oceano, de como é ao mesmo tempo uma história ficção e fantasia, mas que conecta fatos históricos, já que a história se passa no início de quando os povos africanos começaram a ser sequestrados para serem escravizados, por volta do século XV, então essa questão de salvar as almas daqueles escravizados que foram jogados e se jogaram ao mar tem toda uma conexão com a mitologia africana.

Você poderá gostar

Nenhum comentário

    Deixe um comentário