3 livros de fantasia para conhecer

Sei que muitos leitores começaram sua jornada de leitura e amor aos livros por meio de histórias de fantasia. Eu comecei lendo romances e contos em que a realidade se mostrava bem vívida, então o contato com livros de fantasia ainda é recente, mas fico feliz que tenha se dado a partir do contato com livros de autores negros, os quais indico abaixo.
O Ceifador – Neal Shusterman
Imagine que não existe mais doenças, fome, miséria ou morte. Os únicos capazes de decidir se uma pessoa permanece viva ou não são os ceifadores, de modo a controlar o crescimento populacional. Mesmo que uma pessoa tente tirar a própria vida, ela não conseguirá, apenas os ceifadores têm esse poder.
Neste livro narrado em terceira pessoa acompanhamos dois adolescentes aprendizes de ceifadores, o que não é uma profissão fácil ou almejada, já que ser responsável por matar pessoas não é exatamente um sonho.

Bruxa Akata – Nnedi Okorafor
Uma garota albina filha de pais comuns, descobre que tem poderes, que é uma bruxa, que pode mudar a realidade, que pode ver coisas que mais ninguém pode. E tem como missão impedir um assassino de crianças. Como conciliar as duas vidas? Como entender a própria identidade? Bruxa Akata nos permite conhecer muito de ritos mitológicos e mostra que as coisas podem ser muito além do que o olho vê.
Filhos de Sangue e Osso – Tomi Adeyemi
A magia é primordial para o bom funcionamento do mundo. Quando Orïsha tem sua magia exterminada sob o comando de um rei cruel, tudo se torna sombrio. Mas a protagonista Zélie Adebola lutará para mudar essa realidade. Enquanto ela começa a entender e controlar seus poderes, também precisará lutar contra os desejos de seu coração. Esse é  o primeiro livro de uma trilogia que se baseia na cultura iorubá.

26 respostas

  1. nunca me aventurei no gênero… acho que me falta um pouco de imaginação na vida! risos

    mas o primeiro me chamou muito a atenção. vou pôr na minha lista de desejos! <3

  2. O livro Bruxa Akata está salvo na minha listinha rs. Já li a resenha dele, me parece ser muito boa a leitura!! Os demais livros, não os conhecia. Boas indicações Maria.

  3. Leio pouca ficção científica,mas ao ler me lembrei de um dos contos do vozes negras(O de Isa e Pérola eu acho),que a princípio eu estranhei mas acabei amando.
    @x.rraquel

  4. Indicações maravilhosas que estão na minha lista também!
    Eu tenho focado minhas leituras dos últimos anos em autores negros e definitivamente esses serão lidos 🖤✊🏽

  5. Muito legais as histórias. Eu lia mais, nesse estilo, na mimh a, infância. Acho que minha irmã vai gostar deles, lembrei dela ao ler cada resumo das histórias. Vou indicar pra ela e vê se ela se anima a voltar a ler. Grata por compartilhar!

  6. Já entraram para minha lista!!!
    Confesso que não é o tipo de gênero que me atrai, mas quem sabe a partir deles começo a me aventurar mais? rs

  7. Eu amo Filhos de sangue e osso, O Ceifador to esperando sair o terceiro livro pra poder ler a triologia de uma só vez e A bruxa Akata assim que tiver oportunidade lerei tbm!!

  8. Boas indicações! O bruxa akata e o filhos de sangue e osso eu já conhecia e pretendo ler no futuro. Bom ter mais uma indicação.

  9. Obrigada pelas indicações! Lia muito livros de fantasia quando mais nova, mas nunca me sentia parte deles por não haver personagens negros. Fico feliz de cada vez mais termos autores e autoras pretxs sendo divulgados e reconhecidos.

  10. Oii,
    Adorei as indicações.
    Eu já conhecia todos de sinopse, e tinha vontade de lê-los, pela sua explicação sobre cada, me deu mais vontade ainda.
    Principalmente O Ceifador, essa coisa de só o ceifador controlar a morte é muito surreal curioso!
    Assim que der lerei todos, amo demais fantasias!
    bjs

  11. Que post rico!
    O livro que mais me chamou atenção foi "O Ceifador", me lembrei de uma série que já assisti, onde também existiam ceifadores.
    Quando você citou "o que não é uma profissão fácil ou almejada, já que ser responsável por matar pessoas não é exatamente um sonho" me lembrei que na série, os que se tornavam ceifadores eram aqueles que enquanto vivos haviam cometido algum pecado muito grave e por isso deveriam por centenas de anos viver nesse cargo tão cruel, a fim de se redimirem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.