Lâmina- Adriana Kairos, Carolina Rocha e Isadora Gran

Lâmina é um livro que reúne poesias e pequenos contos de três mulheres: Adriana Kairos, Carolina Rocha e Isadora Gran. Lançado em maio desse ano, o livro compõe um dos três títulos iniciais da casa editorial.


O prefácio escrito por Élida Reira, uma das editoras da Arte Sabali, foi feito de maneira bastante poética e que deixa transparecer a relação de uma lâmina com o corpo, o corte que pode provocar, mas ao mesmo tempo a cura que vem a partir do corte. Também fica evidente o caráter combativo ao qual a lâmina do título se refere.

O livro, que é dedicado em memória de Marielle Franco, vereadora que foi brutalmente assassinada em março desse ano, tem como principais eixos norteadores a violência policial contra negros no Brasil, a presença de drogas nas comunidades cariocas, a realidade de ser mãe nesse contexto e também há poemas que falam sobre reconstrução, resistência, amor romântico e carnal, ou seja, é um livro escrito por mulheres que fala sobre a realidade de muitas outras mulheres periféricas.
Dividido em duas partes, o livro tem início com o poema “Nossos corpos de luta”, de Carolina Rocha, que já dá o tom do que vai ser o restante do livro, muitas histórias de mulheres que não se submetem à lógica machista e racista da sociedade.
É assustador a atualidade do texto “Depoimento”, de Adriana Kairos, que narra o episódio de uma mãe que tem em seu colo um filho, estudante, assassinado pela polícia e que no jornal é apresentado como traficante.

O poema “Abuso”, de Isadora Gran, é construído e disposto visualmente de uma forma que permite fazer duas leituras, uma seguindo a ordem vertical e a outra na ordem horizontal.
O projeto gráfico está belíssimo, com todos os títulos que são uma verdadeira arte nas páginas e a capa dialoga com os textos.
De primeira, não dá para saber com exatidão de quem é cada texto, mas nas páginas finais há a indicação de autoria.
Da esquerda para direita: Isadora Gran, Adriana Kairos e Carolina Rocha.
Fonte: Facebook Adriana Kairos.

De acordo com o texto biográfico que está no livro, Adriana Kairos é educadora, escritora, agitadora cultural e coordenadora do Projeto ALEPA – a Literatura nos Espaços Populares Agora. Nascida nos Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro e publicou 3 livros autorais.

Carolina Rocha é escritora, professora e ativista na luta contra o racismo e a desigualdade de gênero no Brasil. Mestre em História pela UFF e doutoranda em Sociologia no IESP/UERJ. É autora do livro “O Sabá do Sertão: feiticeiras, demônios e jesuítas no Piauí Colonial”.
Isadora Gran nasceu em Mogi das Cruzes-SP e atualmente reside Complexo de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro. Estudante de Serviço Social e dançarina na Companhia Dance in Rio.

O livro pode ser comprado o site da editora, clicando aqui.
*Exemplar enviado pela editora.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.