25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Fonte: Site da Bienal

Faltam menos de dez dias para a vigésima quinta edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que neste ano acontecerá entre os dias 03 e 12 de agosto. O evento, que é realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), ocupa a totalidade do espaço do Anhembi (75 mil m²), recebe selos editoriais de todos os gêneros, mantém o preço do ingresso da última edição – sem reajustes – e cresce em programação cultural: serão 1.500 horas de atividades (200 a mais que a edição anterior) e 14 espaços oficiais do evento com atividades relacionadas ao universo literário.

Durante os 10 dias de Bienal do Livro, os visitantes poderão ter contato com autores, em encontros e palestras exclusivas.

Eu estou me programando para estar presente nos dias 03, 04, 11 e 12 e de todos os espaços e atividades culturais presentes na programação do evento, as que mais me interessaram são as que acontecerão no Salão de Ideias, que com a curadoria da CBL e do Sesc São Paulo, contemplará discussões atuais e de amplo interesse, estabelecendo relações entre as questões sociais e as artes, como a literatura, a música e o cinema. Contará com mesas sobre os temas: Fakenews, lideranças negras, o protagonismo da mulher negra,  abolição da escravatura, feminismo e outras importantes discussões atuais. 

Além das palestras que pretendo assistir, vou com expectativas de reencontrar amigas blogueiras, autores e conhecer novas pessoas. Bienais podem ser uma caixinha de surpresas.

Esse mês escrevi uma postagem sobre “Minha Primeira Bienal” para o blog Psicose da Nina, na qual conto um pouco sobre esta experiência, tanto aqui em São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Além disso, acho que é um bom momento para relembrar o “Manual de sobrevivência” que escrevi na edição passada com dicas para quem vai para o evento.

Serviço
25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
03 a 12 de agosto de 2018 
Pavilhão de Exposições do Anhembi   
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / 02012-021 São Paulo – SP
www.bienaldolivrosp.com.br

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.