Exposição Um corpo estranho

Aconteceu na Casa das Rosas- Espaço Haroldo de Campos de poesia e literatura, em São Paulo, a exposição “Um corpo estranho”, em homenagem ao centenário de publicação do livro “A metamorfose”, de Franz Kafka.
A exposição datou do dia 07/11/2015 à 29/02/16, sendo prolongada até o dia 30/03/16.
Estive lá acompanhada de uma amiga e trago algumas impressões da exposição.


O curador foi Reynaldo Damazio e a exposição nos permitiu conhecer a vida e obra de Franz Kafka. O foco está no livro “A Metamorfose”, mas aparece também “Carta ao pai” e fragmentos de seus diários.

Três salas foram usadas, cada uma com um eixo norteador. A primeira, intitulada “corpo mutante” era inspirada no quarto de Gregor Samsa, personagem principal de “A metamorfose”. Tinha o quadro de uma mulher, elemento do livro e um espelho que distorcia o reflexo.

A segunda sala, levou o título de “corpo palavra”, na qual encontrava-se fragmentos de seu diário e de seu livro “Carta ao pai”, além disso, havia também uma maçã, objeto carregado de significados e também presente no livro de 1915.

Na terceira sala, que foi nomeada de “pós-livro”, encontrava-se instalações com as capas dos livros de Kafka e opiniões de críticos e intelectuais a respeito do autor e sua obra, além de um violino, objeto também presente no livro centenário.


2 respostas

  1. Olá, Maria.
    Já estava querendo ler esse livro, agora fiquei ainda mais curioso. Claro, se a exposição passar pelo RJ, vou conferir. Impossível não ficar de olho. Só pelas fotos já deu para perceber que foi sensacional.
    Ótima dica.

    Desbravador de Mundos – Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.