Muitos blogueiros escritores também prestam serviços profissionais de assessoria por conta de seus contatos com muitas editoras. Se você blogueiro também quer se desenvolver, deve também observar se está disposto a assumir a responsabilidade.
O assessor literário pode incluir vários serviços em seu contrato profissional.
Resenha não é algo que pode ser cobrado. Mas a resenha com um alto nível de divulgação é uma tarefa que pode ser definida por contrato. Eu digo isso porque sempre há aquela polêmica do autor e/ou editora achar que pode mandar em tudo somente pelo fato de ter doado o livro e não é nada disso. Um blogueiro não vai se dedicar integralmente ou então mentir em uma resenha somente porque a outra parte exige. Felizmente muitos blogueiros sabem se impor quanto a isso.
Um assessor literário através de contrato, define tudo o que será exercido no tempo estipulado e dentro do valor estabelecido. Além da divulgação das resenhas e da publicidade da obra, também pode ser desenvolvido a biografia do autor/cliente, entrevistas em outros blogs, balanço de publicidade e vendas; manutenção da divulgação e marketing do autor e livros; entre outros balanços e monitoramentos.
Pesquise a tabela de serviços já existente e adapte a sua, procurando sempre aprimorar e negociar.
Leo Vieira
Acompanhe a campanha de incentivo à leitura “Leia + Livros”, do Leo Terário.
® Leo Vieira- Direitos Reservados
2 respostas
Muito legal o seu post, Leo!
Acho que é essencial esclarecer esse tipo de coisa pro pessoal, são muitos os casos que a gente percebe de "parceria abusiva", digamos assim…
Parabéns pelo post!
Beijos
http://www.vidaemmarte.com.br
Oi, Kathleen. Que bom que gostou. 🙂
A medida que vocês vão evoluindo em postagens e resenhas, o perfil profissional também vai se destacando. Se vocês não souberem se impor, ninguém fará isso por vocês.
Beijos,
Leo Vieira.