Só por hoje vou deixar o meu cabelo em paz- Cristiane Sobral

Este é um livro de poemas no qual a poesia de Cristiane Sobral se configura em um convite à vermos como o negro ainda é mal visto, como o racismo ainda é enraizado na estrutura social brasileira.
A autora faz uso de uma afiada ironia para enriquecer seus poemas. Como é o caso de “Fantasia”, do qual destaco os seguintes versos:

“Hoje acordei branca
Loira, olhos azuis
Na verdade nem levantei da cama
Porque segundo as estatísticas
As brancas ganham mais
As brancas vivem mais
As brancas vivem”

Nele, ainda podemos observar a diferença entre a mulher negra em relação a mulher branca.

A autora também fala muito sobre “escurecimentos necessários”. O que vem a ser escurecimentos necessários? Penso que é nos conscientizarmos  da causa negra. Nós negros, tomarmos consciência de nós mesmo e de nossa história.

Conheci a autora no ano passado, por meio do poema “Não vou mais lavar os pratos”, presente no arquivo Geledés. O poema me tocou tanto que fui pesquisar mais sobre a autora e coincidentemente, ela estaria na FlinkSampa, então a conheci pessoalmente.
Na época, o livro “Não vou mais lavar os pratos” estava esgotado, mas está para sair um nova edição.

5 respostas

  1. Oi Maria.

    Adorei a dica de leitura. Estou gostando bastante de poesias ultimamente. Super me identifico com a luta contra o racismo, homofobia e todos os preconceitos que existem por aí. O problema é que não pensam que todos somos seres humanos e só. Não tem religião, cor, dinheiro ou qualquer outra coisa que nos tornem melhor que outros. Isso é que o pessoal tem que se dar conta e claro tem que também lutar pelos seus direitos. Concordo com você sobre essa conscientização. Vou anotar essa indicação, pois não conhecia autora e nem seus poemas. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

  2. Maravilhosa essa postagem!
    Hoje mesmo estava conversando com amigos sobre como eu deveria ter mais contato com outro formato de literatura além dos romances e contos.
    Fico feliz em saber do sucesso da Cristiane Sobral e fico mais feliz ainda de conhece-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.