Ler mais de um livro ao mesmo tempo

Quem é leitor, sofre com alguns problemas em detrimento de sua paixão pelos livros. Dentre comprar mais livros do que consegue ler e não ter mais espaço para guardar seus livros, destaco um problema muito comum. O de ler mais de um livro ao mesmo tempo, na vã esperança de diminuir os livros que se tem para ler.
Mas será que isso é realmente proveitoso?

Vou usar como exemplo o meu caso: Eu tenho muitos livros para ler e, não obstante, ainda pego mais um punhado de livros em bibliotecas. Sem contar os que ganho de presente e os que pego emprestados com amigos. É tanto livro atraente, que eu não consigo esperar terminar o que estou lendo para iniciar a leitura de um outro. Então, começo o outro sem ter terminado o que já havia iniciado a leitura. Numa dessas, percebi que estava lendo 7 livros ao mesmo tempo. Sete livros é um número exorbitante!

Não que não seja saudável ler mais de um livro ao mesmo tempo. Há até pesquisas que dizem que ao forçar o cérebro a lembrar o enredo do outro livro, trabalhamos nossa memorização. Mas ler sete livros ao mesmo tempo, realmente considero um exagero. Eu consigo ler este número de livros, mas o problema é: Sempre vou dedicar mais tempo a um do que ao outro e ao tentar dividir minha atenção entre os livros, meio que vou estacionar no tempo e a leitura vai levar mais tempo para ser concluída.
Ao me dar conta desse problema, eu tentei resolver fazendo o seguinte:
-Me perguntando se realmente valia a pena continuar com a leitura de determinados livros naquele momento ou se não seria melhor abandonar e voltar para ele depois;
– Avaliando qual livro faltava menos páginas para o final e dedicar mais tempo a ele;
-E me perguntando qual livro me atraiu mais  e separar um determinado tempo para ele porque a leitura fluiria sem problemas.

Ao pensar que lendo vários livros de uma só vez eu sairia no lucro por ler mais em menos tempo, na verdade estava saindo no prejuízo porque demoraria muito mais para concluir a leitura. Sem contar que com isso, não há verdadeiramente, um bom aproveitamento da leitura, pela mistura de diversos gêneros diferentes. Eu, por exemplo, estava lendo um livro de não-ficção, uma distopia, um romance, um diário…

Com isso, aprendi que ler sete livros ao mesmo tempo não é uma boa ideia e não vai resolver o meu problema de ter mais livros do que tempo para lê-los. É melhor deixar as coisas fluirem com um livro só e ir em busca do autocontrole em bibliotecas.

6 respostas

  1. Eu fui tentar fazer essa experiencia de ler dois (ou mais) livros ao mesmo tempo e não deu muito certo, acabei esquecendo um e dando mais atenção pro outro. Parabéns pelo post, muito bom!
    terapia-de-livros.blogspot.com

  2. Eu sou o contrário; hoje em dia só consigo aproveitar a leitura lendo mais de dois de uma vez.Isso na verdade por alguns especialistas é dito que faz bem pois ajuda a dimanizar o pensamento, tendo que organizar mentalmente as histórias.Meu motivo pessoal mesmo é que quando leio só um, logo me entedio, então leio dois ou três de genêros diferentes.
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br

  3. Concordo com a Emanuelle aí em cima. Já li que ler dois livros ao mesmo tempo, ajuda para exercitar a memória, já que ao ler dois livros você tem que ficar armazenando a outra história. Eu também não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, meu parceiro está no momento lendo dois e tá gostando. Bom cada um faz o que se sente melhor…rs. Beijos, adorei o post.

    Visitem: Amantes por Livros e Filmes

  4. Dizem que ler mais de um livro ao mesmo tempo é bom pra memória, mas raramente faço isso.
    7? Ah, não consigo.
    Na verdade gosto de ler a história até o fim sem interromper, leio dois ao mesmo tempo, só quando um tá bem chato e dou preferência a ler outro na metade dele.

    http://www.iasmincruz.com

  5. Eu costumo fazer isso desde que um dos livros seja conto ou poesia, já que elas são individuais e eu não preciso cortar nada. Aí leio uma coletânea dessas junto de um romance. Mais de um romance ao mesmo tempo eu não gosto de ler ao mesmo tempo, não por falta de memória, mas é bom focar em um só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.