Breve consideração sobre o abandono de um livro

Depois de ler Sobre a beleza, da Zadie Smith, fiquei sabendo que há outros títulos dela lançados aqui. Então, pensei em ler algum livro de sua autoria e me decidi por ZW. Foi uma escolha infeliz. Li um pouco mais de quarenta páginas mas não consegui ir adiante.
O livro começa com uma narrativa confusa, na qual não consegui me situar e pensar que seriam mais trezentas páginas da mesma coisa me fez abandoná-lo.
Não costumo abandonar livros, fico com medo de estar perdendo alguma coisa, por isso fui procurar resenhas e me senti aliviada em ver que pessoas com melhores condições de criticar do que eu, apontavam o mesmo problema: a confusão, a monotonia e a narrativa.

E vocês, quando abandonam livros se sentem culpados ou sou só eu que tenho essa paranóia?

12 respostas

  1. Nem me fale, não é só você que sente isso. Acho que até hoje só abandonei mesmo três livros e um deles não sei, acho que poderia encontrar mais alguma coisa. Esse é o problema de abandonar um livro, é o medo de que ele acabe melhorando e a gente acabe perdendo alguma coisa bem bacana. Enfim, só me senti meio culpada em uma dessas leituras mas o primeiro que li e larguei era ruim mesmo. kkkk

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

  2. Já abandonei diversos livros, eu não me sinto culpada, aliais, não temos culpa se a narrativa não é do nosso agrado, e não podemos ler algo obrigados certo? haha, e sobre esse livro, nunca vi nada sobre ele, mas pelo pouco que acabei sabendo não me chamou nadinha a atenção. Ótimo post, estou precisando fazer algo para desabafar lá no blog hahahaha.

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

  3. Oi
    Olha não sinto muito remorso não a abandonar um livro, já abandonei seis, mais pretendo futuramente dar chance a três deles novamente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

  4. É horrível ter que abandonar a leitura de um livro, eu abandonei "O Teorema Katherine" e me arrependo até hoje, quem sabe um dia eu retome a leitura com um olhar diferente?
    O que eu mais me arrependo mesmo é o dinheiro gasto em uma leitura que não valeu a pena rsrs
    Mas relaxa Maria, isso não acontece só com você.
    Beijos
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

  5. Oi Maria.

    Eu também tenho esse mesmo sentimento quando abandono um livro, sempre penso que estou perdendo algo e que mais para frente poderia melhorar. Mas aconselho a se já parou não volte, sempre que faço isso acabo com uma baita ressaca literária, pois o livro não melhora não! 😛 😛 A vida literária é assim mesmo: alguns livros nós amamos, outros odiamos e alguns abandonamos pelo caminho. Super Normal! 😀 😀
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

  6. Olá.

    Confesso que comigo rola um remorso básico.
    Muitas vezes fico pensando que se eu continuasse lendo talvez descobrisse mais para frente que o livro ficou bom XD Por isso, confesso que tenho dificuldade em abandonar uma leitura. Só faço isso se o livro estiver me dando muita raiva, estiver muito chato, ou a história for muito sem pé nem cabeça. Se não, tento dar uma chance ou retomo a leitura posteriormente ;D

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

  7. Oi
    Eu fico bastante paranoica quando abandono um livro também. No momento, tenho três livros "pausados" que queria ler ainda esse ano, mas acho que não vou conseguir, porque tenho vários livros de parceria para terminar de ler. Odeio ter que abandonar um livro, mas odeio mais ainda ficar presa em algo que não está funcionando pra mim no momento.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

  8. Eu não consigo abandonar. Por mais que esteja chato e arrastado vou até o final. Primeiro por causa da culpa mesmo e outra porque vejo que já li bastante e fico achando que vou perder aquela tanto de paginas na contagem do meu paginometro hehe.

    Blog Prefácio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.