Como inserir a leitura na sua rotina

Em um mundo cada vez mais tecnológico e multitarefa, como inserir tempo para leitura em uma rotina tão acelerada, em que parece que não há mais espaço para nada? O ato da leitura precisa ser feito com atenção e não precisamos abdicar de outras tarefas legais, pois se a leitura for entendida como um bom passatempo, vai ser mais uma forma de distração e lazer. A questão é como concorrer com as redes sociais e os diversos estímulos audiovisuais.

É preciso, antes de tudo, ter força de vontade de quem quer inserir a leitura na rotina e começar a fazer pequenas mudanças que ao longo prazo tornarão a leitura um ato prazeroso e que não precisará ser escolhido em detrimento de outras atividades.

Trago aqui algumas dicas nesse sentido.

Escolha um gênero que você gosta: se você gosta de romances, leia romances; se gosta de fantasias, leia fantasias. Depois, quando a leitura já estiver mais inserida na sua rotina, passe a experimentar gêneros diferentes.

Torne um hábito: como os hábitos são construídos? Com repetição e aos poucos. Então é uma boa ideia ler todo dia, começando por poucas páginas ou por um pequeno tempo determinado. Na medida em que os dias forem passando, é provável que a leitura esteja tão inserida na sua rotina que quando acontecer de não ter dado tempo de ler, você sentirá falta.

É preciso avaliar sua rotina: avalie os momentos em que você poderá reservar algum tempo para focar exclusivamente na leitura. Assim que acordar, antes de pegar o celular? Uma hora antes de dormir? Nas pausas após as refeições?

Esteja com um livro sempre por perto: sabe aqueles momentos em que precisa resolver alguma pendência no banco, por exemplo, e tem uma fila enorme até chegar sua vez? Então, esse momento é perfeito para aproveitar e ler algumas páginas. Mergulhar nas páginas de um livro vai nos ajudar a não pensar na demora para a fila andar.

Se desligue do mundo: você não conseguirá se concentrar na leitura se deixar o celular por perto, muito menos se as notificações não pararem de tocar. Uma dica é deixar no silencioso ou de preferência em outro cômodo.

Pequenas metas de leitura: não comece por livros muito grandes ou lendo dez livros por mês. Comece com pequenas metas, um livro por mês, dez páginas por dia, etc. e vá aumentando aos poucos. Mas sempre lembrando de seguir no seu ritmo, sem se comparar com ninguém e sem forçar. O momento da leitura tem que ser prazeroso.

Participe de leituras coletivas: ler é um ato solitário, mas a leitura não precisa ser. Participar de leituras coletivas (quando um grupo de pessoas se reúne para ler o mesmo e depois conversar sobre ele) pode ser um incentivo muito bom porque é estimulante ler e ter a oportunidade de trocar impressões sobre o livro depois.


Você gosta do conteúdo criado pelo Impressões de Maria aqui no blog, no YoutubeInstagram e demais redes? Gostaria de apoiar este trabalho? Você pode fazer suas compras da Amazon usando o link do blog sem pagar nada a mais por isso, ou apoiar o projeto Leituras Decoloniais no Catarse. Obrigada!

Uma resposta

  1. Gostei demais, Mazinha!!!
    A sua sugestão de ler sempre pela manhã, antes de focar no celular, tem me feito ler muito mais. E aí eu percebi que não é que eu não tinha tempo ou foco, a questão mesmo é saber administrar esses pequenos momentos que podem ser melhor aproveitados. ♥
    Você é minha inspiração, cada dia mais e mais 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.