#Desafio12MesesLiterários

Este desafio foi criado pela Ana Paula, do blog Entre Chocolates e Músicas e pela Kah Fernandes, do Books and Carpe Diem.
Consiste em lermos um livro do gênero escolhido para cada mês, resenharmos e trocarmos nossas impressões de leituras no grupo criado no Facebook.
Para saber mais sobre o desafio, veja a postagem original de uma das criadoras aqui.
Aqui estão os livros que escolhi para cada mês. Me digam se já leram ou se querem ler algum deles.

1- Um livro do seu gênero favorito
Romance: “A audácia dessa mulher”- da Ana Maria Machado

2- Um autor nacional
“Al-Aisha e os Esquecidos”- Marcel Colombo

3- Um romance escrito por um homem
“Uma teoria provisória do amor”- Scott Hutchins

4- Uma releitura de conto de fadas
“Tinderela: A procura do amor na era digital”- R. M. Cordeiro

5- Um clássico
“Alice no país das maravilhas”

6- um livro com mais de 300 páginas
“Diga aos lobos que estou em casa”- Carol Rifka Brunt

7- Um livro não tão conhecido
“Saccola de feira”- Glauco Mattoso

8-  Um livro com menos de 200 páginas
“O apanhador no campo de centeio”- J.D. Salinger

9- Um livro que te tire da zona do conforto
“A família Frank que sobreviveu”- Gordon Sander

10- Um livro infantil
É de menino, é de menina”, da Yohana Sanfer.

11- Um best-seller
“Wicked”- Gregory Maguire

12- Uma adaptação literária
“O menino do pijama listrado”- John Boyne

54 respostas

  1. OIii!!!

    Aaah fiquei muito feliz em ver que você aceitou participar do desafio. Eu organizei e não escolhi todos… Mas posso dizer que vamos ler Alice juntas <3
    Espero que goste do desafio <3

    Beijinhos

  2. Caramba Maria, não conheço a maioria dos livros que você escolheu, apenas o clássico e a adaptação, apesar de não ter lido nenhum dos dois também.
    Adoro esses desafios literários, mas 2017 vai ser de muita correria pra mim, espero que você goste de todos que escolheu ler.

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

  3. Olá Maria. Tudo bem?
    Desses livros que você citou o único que já li é O Menino do Pijama Listrado, chorei horrores! 😛 Estou bem curiosa quanto aos outros. Espero que você consiga cumprir o desafio. 😀 Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

  4. Olá
    Amo desafios, só não estou participando também, porque já estou em dois projetos, um é o desafio que o Poyo já faz desde o principio do blog e outro é o Lendos as crônicas Vampirescas.
    Adorei o Tibderela rsrsrsrsrs

  5. Fico feliz que você tenha aderido o projeto que eu e a Ana apresentamos a vocês com tanta alegria. Eu ainda não separei quais os meus livros, sou volúvel, sempre mudo, então eu escolho no momento, mas já estou adiantando minha leitura do mês que vem. Espero ver todas as suas lá.

    Beijos

  6. Olá, tudo bem? Adoro desafios que envolvam gêneros, afinal nos faz diversificar nas leituras. Não conheço nenhuma das suas leituras, então ficarei de olho aqui nas resenhas!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com

  7. Olá
    Nossa, projetos assim parece ser uma maravilha. Eu esse ano cai fora dos projetos e decidi não participar de nada. A iniciativa é bem bacana e com perguntas bem interessante. Dos livros citadosxeuxianda não li nada,mas já conheço a escrita do John Boyne e ela é de mais, eu amo releituras e Tinderela: A procura do amor na era digital já entrou para os meus desejados . Espero que consiga cumprir todos os quesitos. Até mais ver

  8. Olá, Maria!
    Achei o desafio bastante interessante. Mas apesar de adorar esse tipo de desafio, e ter participado de alguns nos últimos anos, este ano optei por não participar de nenhum. Só estabeleci uma meta de leitura que espero alcançar até o final do ano, tendo em vista que ano passado faltou pouco.
    Boa sorte!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

  9. Oi linda,

    Também estou participando desse desafio.
    Escolhi o gênero Fantasia para esse mês e estou lendo O Orfanato da Srta.Peregrine para cumprir.
    Tenho até que postar sobre o desafio no blog.

    Beijocas e Boa sorte!

  10. Olá, interessante esse desafio, mas como já estou participando de alguns, não vou me arriscar a participar desse. O apanhador no campo de centeio é um livro que eu quero ler já faz muito tempo!!

  11. Oie!
    Eu adoro os desafios, mas nunca segui nenhum.
    Eu até tentei começar,mas durante o mês eu acabo lendo outros livros e esqueço do desafio. Então por isso que sempre deixo para outro momento e não começo.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  12. Olá! Acho legal esses projeto literário. Desejo sucesso e que você consiga ler todos escolhidos. Não li nenhum desses, porém tenho vontade de ler o clássico de Alice no país das maravilhas. Beijos'

  13. Esse ano decidi que não me inscreveria em nenhum desafio porque no ano passado abandonei os três de que ia participar, rs, mas te desejo boa sorte nesse! Só li O menino do pijama listrado, que todo mundo ama mas eu não gostei tanto assim, e Alice, só que foi em inglês e não valeu porque é muito louco e não consegui entender tudo, preciso ler em português.

  14. Oi Maria! Adorei o desafio!
    Se não estivesse tão atribulada ia querer demais entrar em um desses.
    Adorei sua lista! Alguns livros conheço, outros não. Minha curiosidade mesmo é com Wicked! Haha
    Bj

  15. oie, adoro esses desafios, principalmente quando feitos em conjunto, dão um gás a mais para a gente cumprir. Ano passado fiz um de cada mês ler um clássico, proposto por mim mesma para mim, como um modo de desencalhar alguns clássicos da minha lista e foi ótimo. Sucesso para vocês nesse desafio, e gostei dos gêneros escolhidos, principalmente o infantil e um livro pouco conhecido.

  16. Oie! Tudo bem? AMO ver a criatividade desses desafios, é um melhor que o outro, pena que nunca consigo seguir eles! kk Mas quando ler Alice no Pais das Maravilhas me conte o que achou, pois sou apaixonada por tudo que envolve ela!
    BJss

  17. Olá,

    Adoro desafios e amo principalmente a sensação maravilhosa que sinto ao conseguir cumpri-los. Adoraria participar desse, mas, infelizmente esse ano não estou com muito tempo livre, por isso terei que deixar passar.
    Sucesso nos desafios.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

  18. São tantos desafios, e eu sem participar de nenhum porque sei que floparei hahahaha. Tambem quero ler O Apanhador, comprei no ano passado e ainda não li. É tão curtinho que já poderia ter feito a leitura, mas alguns comentários sobre ele me desanimaram.
    Gostei das suas escolhas, espero que consiga ler todos e muitos mais, beijos!

  19. Olá!
    Adoro muito desafios literários, esse ano optei pela leitura conjunta, mas espero poder conciliar um desafio. Achei os desafios muito interessantes especialmente o de autor nacional, para poder divulgar a literatura do nosso país, espero ter updates para saber como anda essa maratona ao longo do ano.
    Beijos,Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

  20. Olá ♥
    Achei bem bacana o desafio, queria muito participar, mas as vezes fica difícil, pois tem mê que temos muitos livros de parceria para ler 🙁
    Adorei suas escolhas peguei até alguns títulos para dar uma olhada. Espero que a leitura seja maravilhosa ♥
    Beijos

  21. Oie, como vai? Espero que bem! 😉

    A ideia desse desafio é super bacana e bem diversificado. Ainda não participei de nenhum desafio, mas espero em breve, me aventurar em algum deles, e este, me chamou bastante a atenção. Então, quem sabe não começo por este? rs Suas escolhas foram bastante interessantes, e algumas delas eu não conhecia. Espero que sua participação no desafio seja incrível!

    Beijos,
    Dai | Virando a Página

  22. Olá!
    Muito legal esse desafio, com certeza ajuda nas nossas leituras durante o ano. Como já estou participando de alguns, não participarei desse, mas desejo muita sorte e boa vontade para cumprir!
    Beijos.

  23. Oi!

    Sou uma amante de desafios, mas decidi não impor nenhum esse ano, porque tenho TCC, vários trabalhos, todas essas coisas. Espero que consiga cumprir todos. Não li nenhum, mas já assisti a adaptação do Menino do pijama listrado, é bem legal. 🙂

    bjs!

  24. Olá!
    Muito legal este desafio. Só não irei participar porque tenho uma pilha de livros de parceiros na frente.
    Não conheço nenhum dos livros que você citou, exceto o do autor nacional que ja pude ler algumas resenhas.

  25. Olá!
    Amei esse desafio, enquanto lia suas respostas estava pensando nas minhas haha
    Gostei de vários títulos que você citou, mas não li nenhum. Quero ler Tinderela, achei a premissa interessante e eu espero gostar.
    Beijos!

  26. Oi, tudo bem?
    Eu acho um máximo esses desafios, mas confesso que não costumo participar de nenhum. Vai entender, né? kkkkkk Bom, eu achei a escolha dos gêneros desse desafio bem bacanas e os livros que você escolheu também, a maioria eu ainda não li e fiquei curiosa só por conta dos títulos.

    Beijos :*

  27. Oi Maria, sua linda, tudo bem?
    Gostei muito das suas escolhas, por que vi alguns clássicos e a maioria são livros que não conheço, então, irei dorar conhecer suas imrpessões sobre eles. O Minino do Pijama Listrado, lhe aconselho a não ler a sinopse e nenhuma resenha. Abra o livro no escuro, foi assim que fiz e a experiência foi devastadora. Boa sorte!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.