Herdeiro do Império- Timothy Zahn

Este livro é o primeiro que leio de Star Wars e acredito que comecei bem. Ele faz parte do selo Legends, ou seja, lendas que ficam a critério do leitor considerar como verdadeiras ou não, mas não fazem parte do cânone oficial.
Faz parte da Trilogia Trhawn, sendo os seguintes “Ascensão da Força Sombria” e “Último Comando”, respectivamente, publicada entre 1991 e 1993, por Timothy Zahn.

Cinco anos após a destruição da segunda Estrela da Morte, a Nova República está em busca de aliados para se reerguerem politicamente, mas são atacados constantemente pelo Império.
É até engraçado como a todo momento Luke, agora um mestre Jedi, e seus companheiros, Han e Leia, saem de um ataque do Império e caem quase que imediatamente em outro. Eles simplesmente não têm um minuto de descanso.
Han Solo e Leia estão casados e esperando gêmeos. Leia praticamente tem que se dividir em muitas para conseguir dar conta de suas obrigações políticas e ainda assim conseguir treinar para exercitar seus poderes Jedis com Luke.

Nossos protagonistas desconhecem que o Império está sendo comandado por um grão-almirante chamado Thrawn, que deseja reerguer o Império. Thrawn, um humanoíde de pele azul e olhos vermelhos, é o melhor vilão de todos os tempos. Eu sempre fico do lado dos mocinhos, mas admito que não tem como não se admirar com o raciocínio desse vilão e se impressionar com seu modo de pensar e agir, antecipando e prevendo ataques. Ele realmente faz jus ao seu cargo e dá muitos problemas para nossos heróis. É um gênio.
Thrawn localizou Joruus C’Baoth, um clone de um antigo mestre Jedi,  para ajudá-lo a capturar Luke, Leia e os gêmeos.

Além desses personagens, temos também Talon Karrde que é um líder contrabandista que está no meio dessa disputa entre a Nova República e o Império. Tenta se manter neutro, mas quando os dois sistemas entram em contato com ele, é obrigado a decidir de que lado vai ficar. Juntamente com ele, está Mara Jade, uma mulher que já foi mão direita do Imperador e tinha como missão matar Skywalker, mas as coisas acabaram não dando certo. Apesar disso, ela continua determinada a matar Luke porque pensa que com isso completará sua missão.

Não poderia esquecer que o droide mais fofo do universo, R2-D2, e o droide mais reclamão, C3PO, têm participação garantida.

A trilogia foi relançada em 2015 pela editora Aleph. Conta com um excelente trabalho gráfico e capas atraentes. Esta edição apresenta uma diagramação confortável, bem revisado e com os capítulos separados por folhas pretas com pontinhos brancos, representando a galáxia, o que demonstra a preocupação em proporcionar uma experiência de leitura inesquecível.

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Ferreira

Maria Ferreira é uma mulher negra baiana. É criadora do Clube Impressões, o clube de leitura de livros de ficção do Impressões de Maria, e co-criadora e curadora do Clube Leituras Decoloniais, voltado para a leitura e compartilhamento de reflexões sobre decolonialidade. Também escreve poemas e tem um conto publicado no livro “Vozes Negras” (2019). É formada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo. Seus principais interesses estão relacionados com temas que envolvem literatura, feminismo negro e decolonial e discussões sobre raça e gênero. Enxerga a literatura como uma ferramenta essencial para transformar o mundo. 

R$ 5.829/mês 72%

Participe do Clube Impressões

Clube de leitura online que tem como proposta ler e suscitar discussões sobre obras de ficção que abordam assuntos como raça, gênero e classe, promovendo o pensamento crítico sobre a realidade de grupos minorizados.